Cuidado redobrado – De acordo com a edição desta sexta-feira (2) do diário catalão Sport, o atacante merengue Neymar Jr. está próximo de receber o passaporte espanhol. O atleta ganhará a cidadania ao completar o período requisitado de trabalho na Espanha, o que acontece em novembro, para que o benefício seja concedido.
Um ratado entre os governos da Espanha e do Brasil estabelece que quem estiver residindo no país a trabalho por mais de dois anos e meio já pode solicitar a dupla cidadania.
O procedimento para a retirada do passaporte espanhol está sendo agilizado pela diretoria do FC Barcelona. A publicação informa que o documento estará pronto e nas mãos do atleta até o fim de 2015.
A cidadania espanhola de Neymar também é uma manobra para que o Barcelona possa contratar outro estrangeiro para a equipe. Atualmente, o time está no limite de três jogadores estrangeiros sem passaporte da comunidade europeia – além de Neymar, Douglas e o uruguaio Luis Suárez não têm o documento.
O jornal catalão destaca também que o atacante tem cláusula de aumento salarial assim que conseguir a cidadania espanhola. Isso acontece porque o brasileiro tornar-se-á mais atrativo no mercado europeu por conta do documento.
Por outro lado, Neymar, como cidadão da União Europeia, terá de redobrar os cuidados com a contabilidade, pois as autoridades locais são extremamente rígidas com os que tentam burlar o fisco. O jogador enfrenta sérios problemas no Brasil, onde a Receita Federal conseguiu na Justiça bloquear R$ 188,8 milhões por causa de sonegação fiscal. (Danielle Cabral Távora)