Blatter sabia de acordo para 2018 e 2022; assunto foi tema de reunião do Comitê Executivo

joseph_blatter_1001

Dois ex-dirigentes da cúpula do futebol global afirmaram, sob condição de anonimato, que o presidente da FIFA, o suíço Joseph Sepp Blatter, sabia dos acordos para a definição das sedes dos Mundiais de 2018, na Rússia, e 2022, no Catar. De acordo com a dupla, o assunto foi abordado na reunião do Comitê Executivo da FIFA que antecedeu a escolha das duas sedes.

“O próprio Blatter trouxe o tema à reunião. Disse que sabia de acordos para o apoio a um ou outro país candidato e que não via nada de absurdo nisso” declarou um dos dirigentes, presente àquele encontro do comitê da FIFA, realizado em outubro de 2010. A eleição da Rússia e do Catar se deu em novembro daquele ano.

Ainda conforme o relato de um ex-integrante da alta direção da FIFA, que também estava na reunião, após o assunto vir à discussão ninguém do Comitê Executivo tomou qualquer posição contrária. “Houve um silêncio de consentimento”, ressaltou. “Basta o Comitê de Ética da própria FIFA consultar a minuta daquela reunião que vai ter acesso as declarações de Blatter”.

Os dois ex-dirigentes revelaram que o acordo, firmado por alguns membros do Comitê Executivo, não contemplava suborno. “Era o apoio declarado à candidatura da Espanha, em 2018, com votos conquistados pelo Catar, para depois os que votassem na Espanha apoiassem a candidatura do Catar para 2022”, explicaram.

Que o futebol, em qualquer parte do planeta, é um universo de corrupção todos sabem, mas o momento vivido pela FIFA ultrapassou com folga as fronteiras da razoabilidade, se é que banditismo merece qualquer condescendência.

Blatter, que só ascendeu ao cargo porque sempre fez parte do grupelho de cartolas do futebol planetário, deu sequência ao esquema criminoso da era Havelange, motivo mais do que suficiente para há muito estar atrás das grades. As autoridades suíças estão com excesso de morosidade para enviar à prisão a cúpula da FIFA, enquanto os envolvidos tentam desesperadamente apagar as digitais.

apoio_04