Argentina tem eleição presidencial no domingo; apoiado por Cristina de Kirchner, Daniel Scioli é favorito

argentina_eleicao_1001

Após 12 anos de um projeto de centro-esquerda iniciado pelo falecido Néstor Kirchner em 2003 e levado adiante por sua esposa, Cristina Fernández de Kirchner, em 2007, no domingo (25) os argentinos irão às urnas para eleger um novo presidente.

A eleição se define no primeiro turno se o primeiro colocado tiver mais de 40% dos votos e mais de 10 pontos percentuais a mais que o segundo, ou simplesmente 45% dos votos.

De acordo com análise da agência Reuters, inflação elevada, estagnação da economia, pobreza e segurança são alguns dos principais problemas que deverá enfrentar o próximo presidente da Argentina.

Os argentinos também votarão para eleger 11 governadores e renovar metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado. Ainda escolherão, pela primeira vez, os parlamentares do Mercosul.

Conheça o perfil dos principais candidatos à presidência:

Daniel Scioli (Frente para la Victoria)

58 anos, empresário e atleta

Governador da província de Buenos Aires

O candidato apoiado pela presidente argentina, Cristina Kirchner, é o favorito na disputa pela Casa Rosada — as pesquisas indicam que ele pode eventualmente ganhar já no primeiro turno, já que tem ao redor dos 40% nas pesquisas. Scioli promove uma “agenda nacional do desenvolvimento”. Ele defende baixar a inflação a um ritmo de 5 pontos percentuais por ano para alcançar nível de um dígito em 4 anos, diminuição de impostos para exportação de grãos e implementação nacional de forças policiais locais que complementam a polícia da província.

Colaborou com peronistas das mais diferentes tendências, desde o liberal Carlos Menem ao falecido Néstor Kirchner. Entrou para a política através de Menem quando já era conhecido no país por sua atividade como piloto de corridas de barco, esporte no qual chegou a ganhar um campeonato mundial após perder seu braço direito em um grave acidente.

Mauricio Macri (Pro)

56 anos, engenheiro

Prefeito de Buenos Aires

Macri se apresenta como o candidato da mudança e aposta suas fichas no segundo turno. O conservador defende a abertura de investimentos estrangeiros, a diminuição da inflação para um dígito em dois anos e o levantamento dos limites das exportações do setor agropecuário. Também diz que vai criar uma agência nacional contra o crime organizado e desenvolver um sistema de estatísticas criminais.

Acusado de formação de quadrilha em um caso de espionagem ilegal, Macri tentou fazer com que a justiça argentina suspendesse o processo durante a campanha, mas não conseguiu. Filho de um conhecido empresário, sua passagem à política aconteceu também após se tornar uma figura conhecida no âmbito esportivo: foi presidente do Boca Juniors.

Sergio Massa (Frente Renovador)

43 anos, advogado

Deputado nacional

O ex-chefe de gabinete de Kirchner passou à oposição de centro-direita. Em sua campanha declarou “guerra ao narcotráfico” e propõe uma lei de segurança que permite às forças armadas, Exército e Marinha reforcem as fronteiras e atuem nos bairros mais carentes em que há tráfico. Também diz que construirá mais prisões e criará um conselho federal de segurança.

Massa promete aumentar as aposentadorias e melhorar os salários com a eliminação de impostos, mas por sua vez adverte que retirará os planos sociais “dos vagabundos”.

Outros candidatos

Outros três candidatos disputam a presidência com poucas chances, segundo as pesquisas: Margarita Stolbizer (Progressistas), única mulher a disputar a presidência nestas eleições; Nicolás del Caño (Frente de Esquerda) e o ex-presidente interino (em 2001) Adolfo Rodríguez Saá (Peronismo Federal).

apoio_04