Sem carro: aplicativo para pedestres será lançado na quarta-feira em São Paulo

pedestres_1001

Inspirado no Waze, aplicativo de trânsito e navegação, o projeto “Como Viver em São Paulo Sem Carro” e o Instituto de Engenharia lançam, na próxima quarta-feira (28), o “SP Sem Carro”.

“A ferramenta orienta o deslocamento pela cidade de São Paulo por meio de diversos modais, como a pé, de bicicleta, ônibus, metrô e táxi, para os quais apresenta estimativa precisa de tarifa”, informam os divulgadores do projeto.

“É uma opção útil para quem não faz uso do automóvel, calculando tempo de deslocamento e caminhos diferentes daqueles indicados por outros aplicativos para os veículos particulares”.

O aplicativo foi desenvolvido para ser usado em smartphones. Os deslocamentos sugeridos sempre têm como foco modais alternativos ao carro.

“O sistema de georreferenciamento do aparelho encontra a localização do usuário, se essa for a sua origem; ao digitar o seu destino, o sistema vai encontrar as melhores rotas e definir o tempo de viagem para cada opção de modal. Para os transportes pagos (Metrô, CPTM ou táxi) ele apresenta o custo”, ressalta o texto de divulgação.

Concebido pela Santa Clara Ideias e pela produtora Mustaxe, o aplicativo “SP Sem Carro” será disponibilizado a partir de quarta-feira inicialmente em versão MVP para iOS (aparelhos da Apple) – sigla em inglês que quer dizer uma edição básica que permite aos usuários experimentarem o produto e, de forma colaborativa, apresentarem sugestões de melhoria. Em breve será lançada a versão para aparelhos com o sistema Android.

O aplicativo “SP Sem Carro” incorporará, com frequência, novas funcionalidades, algumas já em produção.

apoio_04