Agência Mundial Antidoping recomenda suspender Rússia do atletismo

richard_pound_1001

Uma comissão independente criada pela Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês) recomendou, em relatório publicado nesta segunda-feira (9), que a Federação Russa de Atletismo (ARAF) seja banida da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) por desrespeitar códigos antidoping.

O relatório da comissão identificou “falhas sistêmicas dentro IAAF e da Rússia,” que impedem ou dificultam a possibilidade de um programa antidoping eficaz.

Se aprovado pela IAAF, o banimento impedirá atletas russos de participar dos eventos realizados sob a chancela da associação internacional, como os Jogos Olímpicos e os campeonatos europeus de atletismo.

A WADA ainda tem que confirmar oficialmente as alegações da comissão e encaminhá-las para as organizações envolvidas. A decisão sobre uma eventual exclusão dos atletas russos de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, é de responsabilidade da IAAF ou do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A comissão independente da WADA, liderada pelo ex-presidente da entidade Richard Pound (à esquerda na foto), aponta, entre outras coisas, “fraudes e dopings sistemáticos entre atletas russos” e um sistema de corrupção arraigado no atletismo russo, assim como casos de corrupção na IAAF.

As apurações da comissão já provocaram abertura de investigações contra o ex-presidente da IAAF, Lamine Diack, e outros altos funcionários da entidade. A comissão foi criada após uma reportagem da TV alemã denunciar um sistema de doping no atletismo.

A Interpol afirmou nesta segunda-feira que também coordenará uma investigação internacional sobre suspeitas de corrupção e doping envolvendo atletas e ex-funcionários da IAAF. (Com agências internacionais)

apoio_04