Parlamento da Catalunha aprova resolução para independência

catalunha_1001

A Assembleia Regional da Catalunha aprovou na segunda-feira (9) uma resolução que abre o caminho para o processo de independência da região. Os separatistas esperam que a medida aprovada permita que o desligamento da Espanha seja alcançado em 18 meses.

“O Parlamento catalão adotará as medidas necessárias para iniciar esse processo democrático de desligamento massivo, sustentável e pacífico do Estado espanhol”, diz o documento, que estabelece o roteiro para a independência. O documento propõe abrir um processo constituinte que assente as bases de um “estado catalão independente em forma de república”.

“Temos uma oportunidade de ouro de projetar e construir um Estado moderno, que pertence ao século 21, que é exemplar e capaz de derrotar a ilegalidade e a corrupção”, afirmou ao parlamento Raul Romeva, líder da legenda Juntos Pelo Sim, que venceu as eleições regionais em setembro deste ano. Os partidos pró-independência conquistaram 62 dos 135 assentos do Parlamento catalão.

Após a aprovação da resolução na Catalunha, o governo central do primeiro-ministro Mariano Rajoy descartou, no entanto, a separação da região, afirmando que a Constituição espanhola não permite essa possibilidade. Rajoy afirmou que o governo entrará com um recurso no Tribunal Constitucional para garantir que a resolução não tenha consequências.

“Entendo que muitos espanhóis não tolerem mais essa tentativa contínua de deslegitimar nossas instituições”, ressaltou o primeiro-ministro e declarou que o governo não irá permitir a continuidade desse processo. Uma reunião emergencial para tratar do tema foi marcada para a próxima quarta-feira em Madri.

Em novembro de 2014, cerca de 80% dos participantes de uma consulta popular simbólica na Catalunha votaram a favor da independência da região. O resultado fortaleceu a posição dos separatistas. A consulta é usada para justificar e dar peso ao processo de separação da Espanha.

Pesquisas de opinião, realizadas em outras partes do país, mostraram, porém, que a maioria dos espanhóis é contra a independência da Catalunha. (Com agências internacionais)

apoio_04