Mecânicos de aeronaves enviam carta ao presidente da LATAM e alertam sobre segurança dos voos

latam_1001

Mecânicos de manutenção de aeronaves de toda América Latina do Grupo LATAM (fusão entre a chilena LAN Airlines e a brasileira TAM Linhas Aéreas) elaboraram uma carta ao presidente da companhia aérea, Enrique Cueto, alertando sobre a segurança dos voos.

O documento relata ao dirigente as condições em que a empresa vem tratando a questão relacionada aos mecânicos de manutenção, ao mesmo tempo em que faz um alerta sobre os riscos que estão correndo as pessoas que optam por voar nos aviões do grupo LATAM.

Os mecânicos solicitam no documento que providências sejam tomadas em relação à tentativa de substituição do pessoal técnico, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma, criados somente para baixar custos de manutenção, planos de terceirização que visam precarizar a mão de obra, entre outros pontos.

A carta foi feita durante o encontro dos Trabalhadores da Rede LATAM realizado nos dias 4 e 5 de novembro, em Bogotá, na Colômbia.

Confira abaixo a íntegra da carta enviada pelos mecânicos de manutenção da empresa:

“Ao presidente da LATAM, Sr. Enrique Cueto

Nos dirigimos a V.Sa. a fim de comunicarmos nossa preocupação em respeito aos riscos que estão correndo sobre a vida e integridade das pessoas que voam nos aviões da LATAM.

O pessoal de manutenção representado por nossos Sindicatos vê com preocupação, determinados feitos, que não respondem a meras coincidências, senão a uma sequência de transgressões ao disposto nas regulamentações de cada país e muitas vezes às regras internas da LATAM, tais como a tentativa de substituição de pessoal técnico, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma, criados somente para baixar custos de manutenção, planos de terceirização com empresas criadas somente para baixar custos a fim de não cumprir requisitos que não são observados na LAN e projetos, como o denominado MAR (projeto que visa eliminar a inspeção do mecânico quando o avião esta em transito substituindo por um funcionário sem a devida licença para realizar a função) e o SIMPLICITY que visa diminuir os postos de trabalho simplificando a atividade do mecânico e que altera as operações de controle de manutenção na Argentina passando para outra empresa da LAN no Chile ou as referidas cartas que são entregues a alguns mecânicos, predizendo o tempo que cada mecânico levará para reparar um avião, sem ter em conta os imponderáveis que sempre se apresentam e gerando pressões e propensão a falhas sobre o pessoal de manutenção.

Isto posto, consideramos que a política de segurança de voo da empresa está severamente prejudicada por políticas de redução de custos de manutenção, já em vigência em alguns casos e em vias de implementação em outros.

Em incontáveis ocasiões, advertimos aos responsáveis das áreas de manutenção das empresas, sem sermos ouvidos, pelo qual nos isentamos de qualquer responsabilidade por problemas que vierem a ocorrer, responsabilizando a V.Sa. em caso de acidente por problemas técnicos.”

apoio_04