Air France desvia dois voos após ameaças de bomba; tiroteio rompe o dia nos arredores de Paris

air_france_1001

No rastro do pavor que se alastrou pela França depois dos atentados terroristas levados a cabo em Paris na última sexta-feira (13), a companhia Air France interrompeu, na terça-feira dois voos que partiram dos Estados Unidos para o país europeu, após receber, por telefone, ameaças de bomba.

Um A-380, maior avião de passageiros do planeta, que partiu de Los Angeles com destino a Paris, foi desviado para Salt Lake City, no estado norte-americano de Utah, após ameaça de bomba no momento da decolagem. De acordo com uma agência de notícias russa, uma pessoa teria tentado invadir a cabine de comando do avião, que tinha a bordo 500 passageiros. Em Salt Lake City autoridades locais iniciaram o procedimento de vistoria para verificar a existência de artefatos explosivos na aeronave.

Outro avião da Air France tinha saído da capital dos EUA, Washington, e foi desviado para Halifax, no Canadá, pelo mesmo motivo. As aeronaves pousaram em segurança e foram imediatamente esvaziadas. Ainda não há informações sobre danos causados aos aviões. Todos os passageiros passam bem e aguardam autorização para seguir viagem.

Tiroteio na Grande Paris

A tensão provocada pelo clima de terror que tomou conta da Europa teve mais um episódio na madrugada desta quarta-feira (18), na França. Por volta das 5 horas da manhã (horário local), um intenso tiroteio foi ouvido na região de Saint Denis, cidade localizada ao norte de Paris.

Segundo informações da CNN, ainda não confirmadas pelas autoridades francesas, ao menos um policial teria sido ferido no incidente, além de dois suspeitos de envolvimento nos atentados mortos pela polícia de elite da França. As autoridades pedem para as pessoas permanecerem em suas casas.

Em Saint Denis está localizado o Stade de France, um dos pontos escolhidos pelos terroristas para os ataques de sexta-feira, mas a ação fracassou. No estádio, acompanhando partida amistosa entre as seleções da França e da Alemanha, estava o presidente François Hollande.

Esses episódios isolados são reflexos dos ataques aéreos às bases do Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Cacas franceses e russos estão bombardeando instalações estratégicas do EI, como forma de enfraquecer o grupo terrorista que defende a criação de um califado nos moldes medievais.

Enquanto esses incidentes acontecem em diferentes pontos, autoridades europeias continuam a caçada aos responsáveis pelos atentados perpetrados na capital francesa e que deixaram mais 131 mortos de 350 feridos, muitos em estado grave.

Na terça-feira (17), o presidente da França, François Hollande, conseguiu apoio de todos os países da União Europeia para reforçar o ataque às instalações do Estado Islâmico. Na quinta-feira, o porta-aviões Charles de Gaulle parte para o Oriente Médio, levando a bordo mais algumas dezenas de caças supersônicos.

apoio_04