Macri afirma que reunião com Cristina de Kirchner para discutir transição “não valeu a pena”

mauricio_macri_1005

Presidente eleito da Argentina, Maurício Macri afirmou que a reunião que teve na última terça-feira (24) com Cristina Fernández de Kirchner foi “cordial e curta”, entretanto não “valeu a pena” para discutir detalhes sobre a transição do governo.

“Estivemos sozinhos. Ela disse que havia me convocado para dar uma felicitação pessoal, mas não valeu a pena. Falamos sobre as formalidades da cerimônia de posse, porém não acontecerá nenhum encontro entre nossos ministros”, declarou o argentino à emissora argentina Todo Noticias.

Macri permaneceu uma hora na residência oficial de Olivos, em Buenos Aires, e a audiência durou 20 minutos. De acordo com informações, o futuro presidente da Argentina pretendia pedir a Kirchner as renúncias antecipadas da Procuradora Fiscal, Alejandra Gils Carbó, e do chefe do órgão regulador dos meios audiovisuais, Martín Sabbatella.

Nesta semana, Mauricio Macri anunciou que Susana Malcorra, atual chefe de gabinete do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, será nomeada ministra das Relações Exteriores.

O presidente eleito ainda afirmou que seu governo não terá um ministro da Economia, como de costume no país, mas sim um coordenador de uma equipe de seis ministérios: Fazenda e Finanças, Trabalho, Agricultura, Energia, Pesca, e Transporte e Produção.

A cerimônia de posse do novo presidente está marcada para o dia 10 de dezembro.

Macri disse à emissora argentina que Kirchner se mostrou “muito bem predisposta a fazer a cerimônia como corresponde e a dar o espaço devido para algo tão importante como a transferência de mandato”. A atual presidente não se declarou em público desde os resultados da votação de domingo.

apoio_04