Justiça de São Paulo determina o bloqueio do WhatsApp em todo o País durante 48 horas

whatsapp_1001

Mais popular aplicativo de troca de mensagens do planeta, o WhatsApp poderá ficar fora do ar, no Brasil, nos próximos dois dias. Isso porque a Justiça de São Paulo enviou ordem judicial às operadoras de telefonia celular determinando o bloqueio do aplicativo em todo o território nacional. As operadoras cumprirão a decisão a partir da meia-noite desta quarta-feira (16).

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), a medida foi imposta, sob pena de multa, pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), com base em ação que tramita em segredo e cujo autor ainda é desconhecido.

Proprietário do WhatsApp, o Facebook não se pronunciou sobre o caso, alegando que o aplicativo de mensagens instantâneas é uma “entidade independente”. Informações obtidas pelo UCHO.INFO com servidores do TJ-SP dão conta que advogados da empresa que opera o aplicativo já trabalham para derrubar a decisão.


Essa não é a primeira vez, neste ano, que uma ação judicial culmina no pedido de bloqueio do WhatsApp no Brasil. Em fevereiro, o Tribunal de Justiça do Piauí determinou a suspensão do serviço no País, após o aplicativo não cumprir ordem judicial local que pedia a interceptação de dados do WhatsApp para investigar um determinado caso.

“O WhatsApp deve atender às requisições judiciais, mas bloquear não é a solução”, disse João Rezende, presidente da Anatel.

Na quarta-feira, o Ibope divulgou que o WhatsApp é atualmente o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros. Segundo o levantamento, 93% dos usuários de internet do País utilizam o WhatsApp. Em seguida aparecem o Facebook (79%), o YouTube (60%) e o Instagram (37%).

Dados da pesquisa apontam também que os internautas brasileiros possuem, em média, 15 aplicativos instalados no smartphone, mas que metade deles dos usuários acessam menos de cinco apps por dia.

apoio_04