David Bowie morre aos 69 anos vítima de câncer

david_bowie_1001

Um comunicado na página oficial do cantor no Facebook diz: “10 de janeiro de 2016 – David Bowie morreu em paz hoje, cercado por sua família, após uma corajosa batalha de 18 meses contra o câncer.”

“Enquanto muitos de vocês compartilharão essa perda, pedimos respeito à privacidade da família nesse momento de luto”, acrescentou a nota.

Bowie casou-se duas vezes: viveu 10 anos com Angela Barnett, com quem teve um filho, Zowie – que mudou de nome e hoje é conhecido como o diretor de cinema Duncan Jones. Em 1992, ele casou-se com a modelo somali Iman Abdulmajid, com quem teve uma filha, Alexandria Jones.

Duncan Jones confirmou a morte do pai pelo Twitter: “Lamento muito e estou muito triste em dizer que é verdade. Estarei offline por um tempo. Amor a todos”, declarou Jones no Twitter, com uma foto da infância em que aparece no colo do pai.

Nascido David Robert Jones, em Londres, David Bowie – músico, produtor musical e ator – havia celebrado seu 69º aniversário na última sexta-feira (8) com o lançamento de seu último álbum de estúdio, “Blackstar”.


O astro britânico, que muitas vezes foi chamado de “Camaleão do Rock”, chegou ao auge da fama na década de 1970 com hits como “Space Oddity”, “Heroes” e “Life on Mars”. Depois de se mudar para a capital alemã em 1976, Bowie lançou a chamada “Trilogia de Berlim”, com os álbuns “Low”, “Heroes” e “Lodger”.

Bowie reinventou constantemente sua música e imagem, o que lhe garantiu uma carreira muito bem sucedida ao longo de cinco décadas.

Em 1996 ele entrou para o “Rock and Roll Hall of Fame,” e, em 2004, ficou com a 39ª posição do ranking dos “100 maiores artistas de todos os tempos” da revista Rolling Stone e 23º na lista de “melhores cantores de todos os tempos”.

A morte de Bowie teve ampla repercussão nas mídias sociais e diversas celebridades fizeram tributos. A cantora Madonna escreveu no Twitter “que o espírito de Bowie viverá para sempre”. Até o primeiro-ministro britânico, David Cameron, também se manifestou no Twitter. “Cresci ouvindo e assistindo o gênio David Bowie. Ele era um mestre da reinvenção. É uma imensa perda”. (Com agências internacionais)

apoio_04