Turquia confirma que atentado terrorista em Istambul foi cometido pelo Estado Islâmico

turquia_1002

De acordo com o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, o atentado que matou 10 pessoas nesta terça-feira (12) em Istambul, além do próprio autor, foi cometido por um membro do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

“Foi descoberto que o autor do ataque é um membro do Daesh (sigla pejorativa para o EI) de nacionalidade estrangeira”, afirmou o primeiro-ministro turco em pronunciamento à rede de televisão “NTV”.

Davutoglu confirmou ainda que “todas as vítimas fatais” deste atentado são turistas estrangeiros e ressaltou que a Turquia “aprecia muito seus hóspedes”.

O atentado aconteceu na Praça Sultanahmet, localizada em região muito turística da cidade, próxima à Mesquita Azul, do Palácio Topkapi e de Santa Sofia, igreja bizantina do século VI transformada em museu.


“Isto é um dos exemplos mais bárbaros das ações da organização terrorista Estado Islâmico”, disse o turco, que comparou o ataque com os atentados de Paris de novembro, com o de Ancara, em outubro, e com o da cidade curda de Suruç, em julho passado.

“Não é só um ataque contra quem estava ali, mas contra toda a Turquia’, destacou Davutoglu, que também confirmou que telefonou para a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para expressar suas condolências, embora não tenha dito quantas das vítimas eram alemãs.

Conforme informou vários meios de comunicação turcos há nove alemães mortos, e outros falam de duas vítimas sul-coreanas.

Alguns veículos identificaram o autor como “um homem sírio nascido na Arábia Saudita”, detalhe não confirmado pelas autoridades, que falaram de uma pessoa “de origem síria” e “cidadão estrangeiro”.

apoio_04