Após requerimento de Ronaldo Caiado, Comissão de Fiscalização pede sessão plenária sobre Zika vírus

ronaldo_caiado_1002

A Comissão de Fiscalização e Controle solicitará a realização de sessão temática no plenário do Senado sobre a epidemia de Zika vírus. A providência foi adotada após o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentar requerimento de convocação do ministro da Saúde para tratar do tema em audiência pública no colegiado. O pedido será encaminhado nesta terça-feira (16) à Mesa Diretora da Casa. Caiado destacou a urgência em apresentar soluções à população com presença não só do governo, mas de cientistas envolvidos no assunto.

“Os cortes orçamentários já ocorreram na saúde. Então, nossa função é trazer cientistas, especialistas no tema para sinalizar o que pode ser feito para enfrentar essa grave situação. Não é hora de queda de braço, de embates políticos. Há milhares de vidas em jogo. Existe potencial de que um milhão de brasileiros sejam infectados com o Zika vírus e quatro mil gestantes não sabem que sequelas seus filhos terão”, disse o líder do Democratas.

Caiado criticou a falta de prioridade do governo para a saúde, que coloca interesses políticos à frente das necessidades da população. “Temos que lidar ainda com o ministro do dia porque o governo exonerou ‘temporariamente’ Marcelo Castro, por interesses políticos. Vejam a prioridade que o governo dá para a saúde”, protestou Caiado.


Edinho Silva

Também na reunião desta terça da Comissão de Fiscalização, o senador Ronaldo Caiado lamentou a rejeição de seu requerimento para convocar o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, para explicar o uso do programa “Voz do Brasil”, entulho autoritário da era Vargas, para fazer defesa à presidente Dilma.

“Essa postura depõe contra a liderança do PT. Como podem cobrar imparcialidade da imprensa se o programa público, mantido com orçamento da União, virou instrumento para fazer propaganda e defesa da presidente da República? A Constituição determina impessoalidade como um dos princípios da administração pública”.

apoio_04