Conflito entre Rio-2016 e o governo federal atrasa lançamento de slogan da Olimpíada

rio2016_1003

Ainda não deu certo o planejamento do Comitê Organizador Rio-2016 para lançar um slogan para os Jogos Olímpicos do Rio. Em 2014, a apresentação da frase-símbolo da Olimpíada tinha uma data: 5 de agosto. Porém, passaram os anos de 2014 e 2015 e, faltando apenas seis meses para o início da Rio-2016, o evento não tem um lema.

O principal motivo pelo atraso de mais de um ano é a falta de consenso entre os organizadores e o governo sobre qual deve ser a frase que representará a Olimpíada.

Por cortesia, o Comitê Rio-2016 resolveu ouvir a Presidência da República sobre o tema. Chegou a levar duas ideias à equipe de Dilma Rousseff, mas nenhuma agradou e o slogan olímpico nunca foi fechado.

Há pelo menos dois anos e meio, o Comitê Rio-2016 trabalha na elaboração da frase da Olimpíada. Em outubro de 2013, o órgão lançou um concurso para que agências de publicidade e propaganda do país apresentassem ideias e disputassem entre si o direito de trabalhar na definição do slogan olímpico.

O comitê ofereceu R$ 27 mil à agência vencedora. Encerrou o concurso ainda em dezembro de 2013. Entretanto, nunca anunciou seu vencedor muito menos a frase resultante da concorrência.


A expectativa inicial era que esse slogan fosse apresentado no dia 5 de agosto de 2014, dia que marcou o início da contagem de dois anos para a Olimpíada. O Comitê Rio-2016 planejou um evento para a data comemorativa e o lançamento da frase-símbolo. Contudo, naquela época, a campanha eleitoral dominava o noticiário. Desta forma, foi decidido adiar a revelação do lema.

Ainda não há previsão sobre quando a frase será apresentada. Membros do Comitê Rio-2016 já trabalham com a ideia de que o slogan só será lançado quando isso for efetivamente inadiável, ou seja, nas vésperas da Olimpíada.

O slogan é visto no comitê organizador como peça-chave para mobilização da população em favor dos Jogos. O governo federal também vê a frase assim. Tanto é que lançou seu próprio lema para a Olimpíada: “Somos Todos Brasil”, o qual é independente da frase em elaboração na Rio-2016.

Confira abaixo os slogans de edições passadas dos Jogos Olímpicos:

Londres-2012: “Inspire uma geração”

Beijing-2008: “Um mundo. Um sonho”

Atenas-2004: “Bem-vindos de volta”

Sydney-2000: “Os Jogos do novo milênio”

Atlanta-1996: “A celebração do século”

Barcelona-1992: “Amigos para sempre”

Seoul-1988: “Harmonia e progresso”

Para deixar claro que a desorganização verde-loura e o improviso nacional mais uma vez dizem presente, agora na Rio-2016, confira abaixo o incrível vídeo promocional da candidatura de Londres como sede dos Jogos Olímpicos de 2012, batizado de “Proud” (orgulho), na voz impecável e marcante de Heather Small. Ou seja, os londrinos mostraram-se competentes desde a candidatura até a realização do evento:

apoio_04