Jumpy: novo aplicativo reduz em cerca de 20% o tempo no atendimento de telefonia e serviços

teleatendimento_1001

Em um mundo conectado que transformou o desperdício de tempo em pecado e a praticidade em paradigma, um grupo brasileiro desenvolveu aplicativo destinado a mudar a forma e a velocidade que o consumidor se comunica com as centrais de relacionamento. O app, chamado Jumpy por saltar etapas no atendimento, ainda leva o usuário onde precisa chegar.

O aplicativo é gratuito e conecta o usuário diretamente com o canal de atendimento responsável, sem a necessidade de digitar opções labirínticas do menu e passar pelas gravações telefônicas. Ele também armazena dados para que você não precise preencher ou responder confirmações de cadastro sempre que quiser fazer uma denúncia, tirar uma dúvida ou reclamar dos serviços prestados.

A diferença do tempo entre o atendimento convencional e o Jumpy pode variar. Vai depender da espera, que pode ser automática ou ultrapassar cinco minutos, e de quão ágil a pessoa é para digitar seus dados pessoais ou se a informação já foi cadastrada corretamente. A partir do momento que o usuário já estiver cadastrado, o segundo contato será mais rápido.

Os desenvolvedores do aplicativo estimam a redução de 20% no tempo de atendimento. Nos testes realizados, o contato com a operadora Vivo, por exemplo, demorou menos da metade do tempo normal.

O Jumpy entra em contato com fornecedores de água, luz, gás, internet, TV e telefonia, fabricantes de automotivos e eletroeletrônicos, varejistas, administradoras de rodovias, instituições financeiras, seguradoras, assistências técnicas, Correios e órgãos públicos. A ponte entre o aplicativo e as empresas é feita por canais já existentes, muitos deles desconhecidos ou pouco usados pelo público.

A navegação pelas funções do Jumpy é intuitiva. No topo, o usuário encontra “Todas as categorias”, na qual as empresas são agrupadas por afinidade, e “Meus favoritos”, área dedicada a manter os contatos que você mais se relaciona ou são importantes. Para tornar uma companhia ou órgão público seu favorito, marque a estrela, no lado direito do topo.


Na companhia ou órgão público escolhido, o menu mostrará os serviços disponíveis, além do site oficial, Twitter e Facebook. Alguns dos serviços são realizados apenas por telefone. Neste caso, basta clicar no coelhinho azul com o telefone. Ele irá executar a ligação usando a função que escolher: Skype, se estiver disponível, ou telefone convencional.

Segundo Roberto Lazaro, idealizador do projeto, as pessoas concentram cada vez mais as suas funções diárias no smartphone e querem praticidade e agilidade. “Abrir um chamado sobre falta de luz na AES Eletropaulo via SMS, por exemplo, demora cerca de 30 segundos, em vez dos três minutos via telefone”, destaca o idealizador.

O grupo aposta que as pessoas prorrogam o contato com as companhias prevendo o tempo que levará para concluir o atendimento. Com o Jumpy o usuário pode fazer contato sigiloso com diversos setores em poucos cliques, enquanto almoça ou está a caminho do trabalho.

A vantagem é mutua para consumidores e empresas. As empresas aprimoram os canais já disponíveis e nem sempre utilizados, como, por exemplo, avisar a companhia elétrica que faltou luz por SMS. Os consumidores atingem o objetivo e evitam o desgaste e o estresse.

De acordo com Lisbeth Reimer, responsável pelas finanças e pelos novos negócios do grupo, pesquisas indicam que o consumidor não quer interação humana para questões triviais, como abrir um chamado em uma companhia de luz.

“Haverá uma redução do atendimento humano, mas não o fim”, afirma Reimer. “Esse tipo de contato será cada vez mais especializado”. O consumidor quer escolher como e quando entrar em contato com empresas, as novas tecnologias garantem a eficiência dessa comunicação.

O aplicativo está disponível apenas para o sistema Android. Porém, ainda neste semestre, o aplicativo deve chegar para iOS. Ainda não há data prevista para ser liberado para Windows Phone.

apoio_04