Triplex praiano: Lula foge mais uma vez de depoimento e entrega explicações escritas ao MP paulista

lula_1013

Sem ter o que explicar sobre o apartamento triplex no Edifício Solaris, no Guarujá, Lula, o doutor honoris causa que caiu em desgraça no rastro de escândalos de corrupção, decidiu desafiar a Justiça e começou a aplicar dribles no Ministério Público, acreditando que está acima da lei e dos seus agentes, ou seja, o petista insiste em cultuar a sensação da impunidade.

Na tentativa de evitar o depoimento marcado para a próxima quinta-feira (3), quando teria de dar aos promotores detalhes sobre o polêmico apartamento praiano, Lula protocolou nesta segunda-feira, no Ministério Público paulista, documento em que apresenta sua versão acerca do imóvel, do qual ele nega ser proprietário.

Também nesta segunda-feira, a defesa do lobista-palestrante ingressou com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo com o objetivo de conseguir liminar que impeça a condução coercitiva do ex-presidente da República.

No vácuo das “explicações escritas”, Lula pretende dirimir dúvidas sobre o triplex levantadas na investigação conduzida pelo promotor Cássio Conserino, que intimou Lula para depor, assim como a ex-primeira-dama Marisa Letícia e Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do casal.


Em nota, o Instituto Lula destacou que o ex-presidente e Marisa Letícia “prestarão todos os esclarecimentos por escrito e não em audiência”.

Conserino já havia intimado uma vez o ex-presidente para depor no dia 17 de fevereiro, mas uma liminar obtida na calada da noite, com base em representação do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), suspendeu o depoimento do ex-metalúrgico. Na última semana, o CNMP autorizou, em votação unânime, a continuação das investigações no escopo do MP de São Paulo. Na última sexta-feira (26), o promotor intimou novamente o ex-presidente.

Como se o Brasil fosse uma terra sem lei, onde cada qual faz o que quer, o Instituto Lula, que também é alvo da Operação Lava-Jato, divulgou nesta segunda-feira nota em que afirma que “os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua esposa, Marisa Letícia, protocolaram junto ao Ministério Público de São Paulo as explicações escritas a respeito da investigação sobre o apartamento tríplex, no Guarujá”.

Se o artifício ora utilizado por Lula passar a valer para todos os investigados pelo Ministério Público, o Brasil em breve se transformará no paraíso dos delinquentes impunes. Fosse realmente inocente, o lobista de empreiteira se colocaria à disposição das autoridades para esclarecer todos os pontos da investigação, que ele próprio classifica como suspeitos e inverídicos. Como o cenário é outro, Lula foge da Justiça mesclando covardia com autoritarismo.

apoio_04