Sinal amarelo: Europa é alvo de alerta por desequilíbrio macroeconômico

comissao_europeia_1001

De acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (8), a Comissão Europeia advertiu França, Itália, Portugal, Bulgária e Croácia por seus desequilíbrios macroeconômicos “excessivos” em relação às regras de gasto público.

No informe, a Comissão aponta o nível da dívida pública francesa, que “continua aumentando, enquanto sua competitividade e produtividade não se recuperam claramente”.

Já a Itália é citada por sua dívida e pelo nível de desemprego a longo prazo que “reduz as projeções de crescimento” econômico. De Portugal, foi apontada a dívida pública e privada, e lembrou-se que grande parte dos títulos “podres” constitui uma “vulnerabilidade em um contexto de desemprego alto’.

Segundo o relatório, Bulgária e Croácia também “experimentam um desequilíbrio macroeconômico excessivo”. Esses cinco países se encontram na pior categoria do monitoramento da Comissão das contas públicas nacionais. Caso não corrijam suas contas poderão sofrer sanções, algo inédito.


“Os países com desequilíbrios excessivos podem ser colocados no braço corretivo a qualquer momento”, ressaltou o vice-presidente da Comissão, Valdis Dombrovskis, ao apresentar o relatório em uma coletiva de imprensa em Estrasburgo, na França, onde acontece a sessão plenária da Eurocâmara.

Outros sete países da União Europeia, incluindo a Alemanha por seu superávit fiscal e “pouco investimento”, também transgridem, embora menos, as regras do pacto fiscal comunitário que fixa o déficit em 3% do PIB e uma dívida pública de no máximo 60%.

A Espanha registra “desequilíbrios”, e sua dívida pública e privada, interna e externa, continua constituindo “vulnerabilidades em um contexto de elevado desemprego”.

“A Espanha implementou importantes reformas, mas os desequilíbrios persistem”, afirmou Domborvskis.

No total, dezoito países estão em observação. Grécia e Chipre são objeto de um monitoramento especial já que se encontram sob resgate financeiro.

apoio_04