Lava-Jato: PF encontra cofre usado pela família de Lula e desvenda paradeiro do crucifixo palaciano

lula_1030

A Polícia Federal, na esteira da Operação Aletheia, 24ª fase da Operação Lava-Jato, encontrou uma sala-cofre usada pela família Lula da Silva. Em diligências secretas realizadas nos últimos dias, a PF conseguiu encontrar 23 caixas com objetos que estavam guardadas em um cofre em agência do Banco do Brasil no centro da capital paulista, sem qualquer custo para o ex-presidente. O material estava no local desde 21 de janeiro de 2011, três semanas após Lula deixar a Presidência da República. É o que informa a revista Época em sua mais recente edição.

O novo mandado de busca e apreensão foi expedido após policiais federais encontrarem no apartamento de Lula, em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, um documento nomeado como “Termo de Transferência de Responsabilidade (Custódia de 23 caixas lacradas)”, datado de 19 de março de 2012.

No documento consta a informação de que os bens estão sob a guarda de Marisa Letícia Lula da Silva, ex-primeira-dama, e do filho mais velho do casal, Fábio Luis Lula da Silva, conhecido como Lulinha. O termo traz como um dos responsáveis pela entrega dos objetos na agência bancária Rogério Aurélio Pimentel, assessor especial do ex-presidente e suspeito de ter custeado a reforma do sítio em Atibaia, no interior paulista, cuja propriedade o lobista-palestrante nega, apesar de ter estado no local em 111 ocasiões. ao menos 111 vezes por Lula.

crucifixo_gabinete_01

De acordo com relatório da Polícia Federal, que realizou a diligência e catalogou o material armazenado na sala-cofre, entre os objetos, classificados como joias e obras de arte, há medalhas, moedas, comendas, espadas, adagas, escultura. Fora isso, a PF encontrou presentes que Lula recebeu de outros chefes de Estado nas muitas viagens internacionais que fez enquanto presidente.


A grande surpresa, pelo menos para o UCHO.INFO e seus leitores, foi o fato de os policiais federais terem encontrado, no cofre do Banco do Brasil, o crucifixo que decorava o gabinete presidencial do Palácio do Planalto desde o governo de Itamar Franco, pelo menos, e que misteriosamente desapareceu após a chegada de Dilma Rousseff à Presidência da República.

crucifixo_gabinete_02

Em janeiro de 2011, o UCHO.INFO cobrou da Presidência explicações sobre o “sumiço” do crucifixo, ocasião em que a então ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas, informou por meio de postagens no Twitter que o objeto, uma obra de arte de origem portuguesa, havia sido levado pelo ex-presidente Lula por se tratar de presente recebido de um amigo.

crucifixo_gabinete_04

crucifixo_gabinete_05

Este portal não aceitou a resposta dada pelo governo e afirmou em várias matérias que se não foi um engano por parte da daqueles que organizaram a mudança do ex-presidente, certamente tratava-se de um inequívoco caso de apropriação indébita de patrimônio público.

crucifixo_gabinete_06

O UCHO.INFO espera que as autoridades da Operação Lava-Jato sejam céleres em decidir a pendenga que repousa sobre o tal crucifixo, devolvendo o objeto ao Palácio do Planalto, de onde jamais deveria ter saído.

crucifixo_gabinete_1001

apoio_04