Explosão de carro em Berlim causa pânico e deixa um morto

berlim_1001

Um carro em movimento explodiu em Berlim na manhã desta terça-feira (15). O motorista morreu no local da explosão, em importante rua do bairro de Charlottenburg, de acordo com informações da polícia local.

“Nossos investigadores partem do princípio de que um dispositivo explosivo provocou a explosão do veículo”, escreveu a polícia no Twitter.

Segundo um porta-voz da polícia, o carro explodiu por volta das 8h (horário local), na rua Bismarckstrasse, na altura da Ópera de Berlim. A rua é a continuação da Avenida 17 de Junho, que conduz à famosa Coluna da Vitória e ao Portão de Brandemburgo.

Após a explosão, o carro do modelo Passat, da Volkswagen, teria batido num veículo estacionado e depois retornado para o meio da rua.


As autoridades bloquearam a área e, com a ajuda de alto-falantes, pediram aos moradores para que ficassem em locais seguros de suas casas e fechassem portas e janelas. Após inspecionar o veículo em busca de mais explosivos, a polícia escreveu no Twitter que não havia mais perigo e que as janelas podiam ser abertas novamente.

O motorista do carro tinha passagem pela polícia. Segundo o porta-voz da Promotoria de Berlim, Martin Steltner, o homem de origem turca, de 43 anos, foi investigado por tráfico de droga, jogo ilegal e falsificação de dinheiro. A polícia descartou que a explosão seja um atentado terrorista.

O dispositivo explosivo teria sido fixado embaixo do automóvel. Steltner afirmou que a polícia investiga se o incidente tem alguma relação com o crime organizado e se a explosão não teria sido planejada para atingir outra pessoa. O motorista que morreu no local não é o dono do veículo.

O jornal berlinense “Tagesspiegel” informa que testemunhas teriam afirmado que a explosão causou um abalo na rua e pode ser ouvida a quilômetros de distância. (Com agências internacionais)

apoio_04