Impeachment: deputados avaliam que cresce na Câmara apoio ao afastamento de Dilma Rousseff

dilma_rousseff_1028

Acompanhando desde o início da manhã a sessão da comissão especial da Câmara dos Deputados que vota, nesta segunda-feira (11), o parecer pela admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff, parlamentares do PPS avaliam que cresce na Casa o apoio à saída da petista do governo.

Titular do partido na Comissão Especial do Impeachment, o deputado federal Alex Manente (PPS-SP) já declarou publicamente seu voto pelo afastamento de Dilma e confirmará a posição ao lado do líder da bancada, Rubens Bueno (PPS-PR), e da deputada Eliziane Gama (PPS-MA), suplente da legenda no colegiado.

A previsão é de que a votação ocorra após as 17 horas. Até lá, líderes de partidos e outros parlamentares se revezam em discursos pró e contra o impeachment. A defesa de Dilma também poderá falar.

“Estamos confiantes na vitória aqui na comissão. Trata-se do primeiro passo e queremos confirmar a aprovação do relatório no plenário. A pressão da sociedade aumenta a cada dia e os indecisos estão começando a se manifestar a favor do impeachment”, avaliou o líder do PPS.


O deputado Alex Manente também prevê que o relatório será aprovado na comissão. “O clima aqui na comissão é pelo impeachment. Os olhos de toda a sociedade estão voltados para o que estamos fazendo aqui. O relatório apresentado foi contundente e prova a existência de crime de responsabilidade praticado pela presidente Dilma”, ressaltou o parlamentar.

Eliziane Gama destaca o momento histórico e a necessidade de afastamento de Dilma. “Esta votação é a síntese do pleito das ruas que exigem a saída de uma presidente que, além do crime fartamente documentado no processo que analisamos, não tem mais condições de governar o país. O Congresso Nacional avança para dar mais um importante passo no sentido de cumprir aquilo que lhe é conferido pela Constituição: a fiscalização do Poder Executivo, que sob Dilma, levou o país ao caos fiscal, econômico e político”, disse.

Ao meio-dia desta segunda-feira, o “Placar do Impeachment”, lançado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, apontava que 292 deputados federais são favoráveis ao impedimento de Dilma Rousseff, ao passo que 115 parlamentares são contrários à medida. Dos 513 parlamentares da Câmara, 60 continuam indecisos e 46 não quiseram responder à enquete do Estadão.

apoio_04