Venezuela: chavistas ameaçam retaliar empresários que apoiam referendo revogatório

nicolas_maduro_1008

Nesta quarta-feira (11), o número dois do governo venezuelano, Diosdado Cabello, defendeu o cancelamento dos contratos do Estado com empresários que assinaram a iniciativa dos opositores da Mesa da Unidade Democrática (MUD) a favor do referendo revogatório do mandato do presidente Nicolás Maduro.

“Empresário que apareceu assinando e tem contrato com o Estado?! Por favor, papito lindo! Assim não dá, não pode ter contratos com o Estado”, ameaçou Cabello em seu programa semanal na televisão estatal. Há uma semana, ele defendeu a demissão dos diretores de empresas estatais que apoiaram o recolhimento de assinaturas para ativar o referendo revogatório.

O chavista foi mais longe ao propor que os bancos públicos suspendam o crédito aos empresários favoráveis à saída de Maduro. “O mesmo para os créditos, eles (empresários) são os primeiros a fazer fila para pedir dinheiro, mas depois vão sabotar, não vão entregar as coisas a tempo, não se pode fazer uma revolução no país assim”, afirmou Cabello.


“Digam o que quiserem, mas uma revolução se faz com revolucionários, é a única maneira de se fazer uma revolução de verdade.”

A oposição entregou no dia 2 de maio 1,8 milhão de assinaturas ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para pedir a ativação do referendo revogatório contra Maduro, superando amplamente as cerca de 200 mil firmas requeridas.

O CNE, que é acusado pela oposição de seguir as orientações do governo, concluiu na segunda-feira passada a contagem das assinaturas, mas ainda não anunciou o próximo passo: a convocação dos interessados para que validem suas firmas com impressão digital.

A oposição espera realizar a consulta até o final deste ano, mas o governo afirma que os prazos legais não permitirão isto.

apoio_04