Peru declara estado de emergência por contaminação ambiental em extração de ouro

ouro_peru_1001

O presidente do Peru, Ollanta Humala, declarou, na segunda-feira (23), estado de emergência em onze distritos da região amazônica, após níveis elevados de mercúrio terem sido detectados nas águas da região. O metal é usado em garimpos ilegais para extrair ouro. A contaminação de rios e da fauna estaria causando danos à saúde da população.

De acordo com um relatório ambiental, na região de Madre de Dios foi detectada a contaminação de mercúrio, com níveis acima do limite permitido, nas águas dos rios e em espécies marinhas. Vários grupos étnicos apresentaram ainda níveis nocivos do metal do organismo, o que pode causar graves problemas de saúde, inclusive morte.

O relatório afirma que a contaminação foi causada por práticas inadequadas no garimpo clandestino. A região de Madre de Dios, na fronteira com o Brasil e a Bolívia, produz cerca de 20% do ouro extraído no Peru. A maioria é retirada de forma ilegal em floresta e no leito de rios.


Segundo o ministro do Meio Ambiente, Manuel Pulgar-Vidal, 41% da população de Madre de Dios está exposta à poluição do mercúrio. Além de declarar estado de emergência por 60 dias, o governo pretende fornecer peixes aos moradores dos distritos afetados, criar postos de saúde móveis e centros de monitoramento.

Estima-se que o garimpo ilegal despeje cerca de 40 toneladas de mercúrio nos rios amazônicos por ano e destrua mais de 100 mil hectares de floresta na região de Madre de Dios, de acordo com o Ministério peruano do Meio Ambiente. O metal é usado para separar o ouro da rocha.

A mineração é uma atividade chave para a economia do país e representa quase 60% de suas exportações. O Peru é o sétimo produtor mundial de ouro. (Com agências internacionais)

apoio_04