O segundo autor mais querido dos brasileiros, de acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, perdendo apenas para Monteiro Lobato brasileiro, Machado de Assis nasceu no dia 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro, e morreu em 29 de setembro de 1908.
Hoje, 177 anos depois, a editora Nova Fronteira apresenta um box com todos os romances e os contos consagrados do Bruxo do Cosme Velho, um dos principais nomes da literatura brasileira.
O primeiro volume traz os quatro romances iniciais de Machado de Assis – de sua fase romântica: “Ressurreição”, “A mão e a Luva”, “Helena” e “Iaiá Garcia”.
No segundo volume, estão as obras-primas que representam a introdução do realismo no Brasil: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro.
O terceiro volume traz os derradeiros romances – Esaú e Jacó e Memorial do Aires -, além de seus contos mais famosos.
“Todos os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis”, com 1.632 páginas e 5 quilos, está à venda por cerca de R$ 149,90
Outro livro que chega agora às livrarias é “Machado de Assis e o Cânone Ocidental: Itinerários de Leitura” (UERJ; R$ 60). Este ensaio de Sonia Netto Salomão discute o confronto do escritor carioca com o cânone ocidental.