Angela Merkel ao Reino Unido: “Quem quer as vantagens deve aceitar as obrigações”

angela_merkel_1006

A chanceler alemã Angela Merkel enviou um claro recado ao Reino Unido nesta terça-feira (28), em declaração de governo perante o Bundestag (Parlamento), em Berlim.

Segundo Merkel, o governo alemão garantirá que as negociações para a separação não se darão segundo o princípio “selecionar apenas o que convém”. Para a chefe do governo da Alemanha, deve existir uma diferença sensível entre os países que optam pela União Europeia (UE) e os que preferem ficar de fora de bloco.

A chanceler alertou que quem deseja sair da “família europeia” não pode esperar se livrar de todas as obrigações e manter apenas os privilégios. “Quem quer acesso ao mercado comum europeu tem que aceitar todas as obrigações”, afirmou. Estas incluem a livre circulação de trabalhadores, um dos principais tópicos da campanha pró-Brexit no Reino Unido.

“Acesso ao mercado comum europeu consegue aquele que aceita as quatro liberdades fundamentais europeias: a de pessoas, de mercadorias, de serviços e de capital”, afirmou. “A Noruega não é membro da União Europeia e tem acesso ao mercado comum porque aceita a livre circulação de pessoas”, disse a chanceler.


Ela também reiterou que não haverá negociações, formais ou informais, enquanto o Reino Unido não ativar o artigo 50º do Tratado de Lisboa.

Merkel também destacou as boas relações com o Reino Unido e disse que as negociações para a separação devem ocorrer num clima cordial, pois os britânicos continuam sendo parceiros em diversas instituições, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Para a “comandante dos alemães”, a União Europeia é forte o suficiente para continuar sem o Reino Unido e também para ser bem-sucedida na defesa de seus interesses. O discurso de Angela Merkel foi constantemente interrompido por aplausos dos deputados, incluindo os da oposição. (Com agências internacionais)

apoio_04