Passaportes sem item de segurança ameaçam Olimpíada, afirma entidade de policiais federais

passaporte_1001

A polêmica sobre a interrupção da produção de passaportes continua causando problemas. Para solucionar o problema, enquanto aguarda a chegada de novo equipamento da Alemanha, A Casa da Moeda decidiu produzir uma série de passaportes sem a perfuração da numeração do documento. Esse detalhe poderá colocar em risco a segurança nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, uma vez que isso facilitaria a falsificação do documento. O alerta foi divulgado na segunda-feira (4) pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Em nota à imprensa, a Fenapef afirma que vê com preocupação a autorização da produção pela Casa da Moeda de passaportes sem itens de segurança. De acordo com a federação, a falta de tais itens facilitará a falsificação dos passaportes, com sérias implicações para a segurança pública durante a Rio 2016.

“Criminosos procurados poderão deixar [o Brasil] e terroristas poderão ingressar no país com mais facilidade”, afirma a Fenapef na nota. O presidente da entidade, Luiz Boudens, teme que isso resulte em aumento no mercado negro de passaportes.


Em comunicado divulgado na última semana, a Casa da Moeda informou que os passaportes desse lote especial deixariam de apresentar a numeração perfurada, mas manteria os outros itens de segurança. A produção dessa uma série especial foi autorizada para agilizar a impressão do documento, prejudicada pela avaria no equipamento perfurante. Esse incidente comprometeu a produção de passaportes e causou revolta entre os que aguardavam o documento para viajar.

“O documento não terá a numeração perfurada, mas manterá todos os demais itens de segurança, inclusive o chip com os dados do solicitante e a validade de 10 anos. O Departamento de Polícia Federal autorizou a produção, e o Ministério das Relações Exteriores está encarregado de fazer a ampla divulgação internacional para garantir o trânsito no exterior”, informava a nota divulgada pela Casa da Moeda. Outra nota afirma que “o passaporte fabricado pela Casa da Moeda é um dos mais seguros do mundo e contém mais de 20 itens de segurança”.

Para piorar o que já era problemático, a procura por passaportes cresceu nas últimas semanas por causa da chegada das férias e principalmente pela inesperada queda na cotação do dólar, o que fez aumentar a busca por viagens internacionais. Em casos de urgência, a Polícia Federal emite um passaporte especial e com validade reduzida, como forma de não impedir o cidadão de viajar.

apoio_04