WhatsApp registra aumento de golpes; é possível se proteger

whatsapp_1002

Com o aumento no número de golpes e mensagens falsas que circulam pelo aplicativo de mensagens, o WhatsApp alertou, em comunicado enviado à imprensa, que não usa o próprio app para se comunicar com os usuários. A empresa ainda afirmou “trabalhar cuidadosamente para reduzir as mensagens indesejadas que chegam pelo sistema”.

Nos últimos meses, empresas de segurança digital descobriram uma série de golpes aplicados pelo App como o de falsos descontos ou ainda promessas ilusórias relacionadas ao próprio aplicativo, entre eles, campanhas que prometem liberar novos emojis, recursos de videochamada e dedurar todos os usuários que visitaram seu perfil.

“Mensagens indesejadas podem chegar ao usuário de várias formas como spam, fraudes e vírus”, avisa o WhatsApp. A equipe do aplicativo diz que todas essas mensagens tentam enganar os usuários.


A empresa pede atenção dos usuários principalmente em mensagens cujo remetente afirma ser filiado do WhatsApp, com instruções para encaminhar o conteúdo, com ameaças de possíveis punições ou com promessas de recompensa ou presente.

Para se precaver de páginas maliciosas, a sugestão é já conhecida: evite clicar em links desconhecidos. Baixar um antivírus também pode ajudar. É importante mantê-los atualizados para que possam desempenhar melhor suas funções.

De acordo com o WhatsApp, o recomendado é bloquear o remetente suspeito, desconsiderar a mensagem e apagá-la. “Para evitar expor os seus contatos a potenciais danos, nunca encaminhe essas mensagens a eles”, acrescenta a empresa.

apoio_04