Após saída da UE, Reino Unido renuncia à presidência rotativa do Conselho Europeu em 2017

theresa_may_1003

O Reino Unido decidiu renunciar à presidência rotativa do Conselho Europeu em 2017, na sequência do voto pela saída do país da União Europeia (UE) no referendo de junho, afirmou nesta quarta-feira (20) o gabinete da primeira-ministra Theresa Mary May.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que May se encontra, em Berlim, com a chanceler alemã Angela Merkel. O Brexit será um dos principais temas da agenda. Na quinta (21), a primeira-ministra estará com o presidente François Hollande, em Paris. É a primeira viagem de Theresa May ao exterior desde que assumiu o cargo.

May comunicou sua decisão ao presidente do Conselho, Donald Tusk, através de um telefonema, o primeiro entre os dois desde que a política conservadora assumiu a liderança do governo britânico. A presidência britânica estava prevista para o segundo semestre de 2017.

A primeira-ministra britânica, de acordo com uma fonte, chegou à conclusão de que era melhor dar tempo para que outro país da UE pudesse se preparar para assumir a presidência na segunda metade de 2017.


De acordo com o governo britânico, a prioridade do país no próximo ano serão as negociações para deixar a União Europeia. Representantes dos países-membros da UE deverão reunir-se nesta quarta para decidir qual país substituirá o Reino Unido. A Bélgica já se disponibilizou para assumir a presidência no lugar dos britânicos.

A primeira-ministra não indicou quando invocará o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece um período de negociação de dois anos sobre os termos da retirada de um país membro. Ao assumir o cargo, Theresa May deixou claro que o Reino Unido cumprirá a decisão do povo britânico de sair da UE.

A presidência do Conselho Europeu, que reúne os chefes de Estado e de governo dos 28 Estados-membros, é assumida rotativamente por cada um dos países a cada seis meses. Até o final do ano, o posto é ocupado pela Eslovênia, e depois segue-se Malta. (Com agências internacionais)

apoio_04