Polícia alemã prende três supostos terroristas do “Estado Islâmico”

alemanha_1005-dpa-hannibal

A polícia alemã prendeu nesta terça-feira (13) três cidadãos sírios suspeitos de ligação com o “Estado Islâmico” (EI). De acordo com o ministro do Interior alemão, Thomas de Maizière, as investigações indicam que os três suspeitos teriam ligação com os atentados perpetrados em Paris no ano passado.

Segundo o ministro, tudo indica que a mesma organização de tráfico que atuou no caso dos autores dos ataques na capital francesa tenha trazido esses três homens disfarçados de refugiados à Alemanha.

Os três teriam chegado ao país em novembro passado, com o objetivo de “cumprir ordens previamente determinadas ou aguardar instruções” da organização extremista.

Agentes da Polícia Federal e do grupo de operações especiais GSG 9 realizaram buscas durante a madrugada nos estados de Schleswig-Holstein e da Baixa Saxônia, no norte do país. Três abrigos de refugiados estariam entre os alvos da batidas, noticiou a mídia alemã.


Os detidos são Mahir AI-H., de 17 anos, Mohammed A., de 26, e Ibrahim M., de 18. Acredita-se que Mahir AI-H. tenha recebido treinamento do EI em Raqqa, a capital do grupo na Síria, onde aprendeu em setembro do ano passado a usar armas e explosivos. Um mês depois, ele e os outros dois suspeitos teriam elaborado um plano de viajar à Europa para realizar operações ou ataques.

A Promotoria Pública informou em comunicado que os suspeitos chegaram ao país com passaportes falsos, além de uma “soma alta de quatro dígitos” em dólares e telefones celulares equipados com programas de comunicação fornecidos pelo EI.

Os suspeitos teriam passado por Turquia e Grécia antes de chegar à Alemanha. As autoridades não forneceram detalhes sobre quais seriam as ordens recebidas pelos três supostos jihadistas. (Com agências internacionais)

apoio_04