Trump, o candidato bufão, reconhece que Barack Obama nasceu nos Estados Unidos

donald_trump_1011

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, resolveu parar de mentir – ou amainar a mitomania – e admitiu nesta sexta-feira (16) que o presidente Barack Obama de fato nasceu nos Estados Unidos, encerrando uma polêmica de cinco anos da qual foi o principal líder. “Obama nasceu nos Estados Unidos. Ponto final”, declarou o fanfarrão Trump em breve discurso em Washington.

No entanto, antes de encerrar a polêmica, o magnata acusou sua rival na disputa pela presidência, a democrata Hillary Clinton, de ter sido a primeira a questionar o local de nascimento de Obama – e, consequentemente, sua legitimidade como presidente.

“A campanha dela de 2008 deu início à controvérsia sobre o nascimento. Eu a finalizei. Eu a finalizei. Vocês sabem do que estou falando”, afirmou Trump, referindo-se às primárias democratas em que Hillary e Obama se enfrentaram, há oito anos.

Trump vem questionando o local de nascimento do atual presidente norte-americano desde 2011. No mesmo ano, Obama divulgou sua certidão de nascimento, provando ter nascido no Havaí em 1961. Não há evidências de Hillary tenha questionado o local de nascimento do presidente.

A polêmica voltou a ganhar destaque na quinta-feira (15), quando o republicano se recusou a reconhecer que Obama nasceu em território americano em entrevista ao jornal “The Washington Post” e afirmou que voltaria a falar da questão “no momento oportuno”.


Após a publicação da entrevista, o porta-voz da campanha de Trump, Jason Miller, emitiu um comunicado dizendo que o magnata “acredita que o presidente Obama nasceu nos Estados Unidos”. Miller também sugeriu que foi Trump que acabou com a polêmica ao “forçar Obama a divulgar sua certidão de nascimento”, em 2011.

Porém, Trump continuou levantando a questão depois de 2011. Em agosto de 2012, por exemplo, ele escreveu no Twitter que uma “fonte extremamente credível” lhe dissera que a certidão era fraudulenta. Em janeiro de 2016, ele voltou a insinuar que duvidava das palavras do presidente, em entrevista à emissora CNN.

Hillary também se pronunciou sobre o assunto, exigindo que o candidato rival peça desculpas a Obama e a todos os cidadãos americanos por ter questionado a nacionalidade do presidente. Falando num evento em Washington com mulheres negras, a democrata acusou Trump de ter “fundado [sua campanha] com base nessa mentira absurda”. Ela afirmou que o empresário “está alimentando os piores impulsos, a intolerância e o preconceito que se escondem em nosso país”.

Obama, também nesta sexta-feira, disse estar muito seguro sobre seu local de nascimento e afirmou esperar que a campanha pela Casa Branca foque assuntos mais sérios. (Com agências internacionais)

apoio_04