Temer não entendeu de forma plena o recado das urnas e nomeia como ministro um réu no STF

marx_beltrao_1001

Um dos principais diagnósticos do governo de Michel Temer é dificuldade com a comunicação. Com muitos ministros falando muito além do necessário e discorrendo sobre temas que desconhecem, o governo passou a sentir na pela os efeitos colaterais desse transtorno.

Se até então o problema era a destrambelhada oratória palaciana, agora surge uma nova questão: a dificuldade do presidente da República de compreender a população. Não que Michel Temer seja desprovido dessa capacidade, mas o recado das urnas do último domingo (2) parece não ter chegado aos ouvidos presidenciais na frequência adequada.

Simplesmente ignorando o desejo inequívoco dos brasileiros de combate à corrupção, Temer decidiu contrariar o bom senso e nomeou como ministro do Turismo um “apaniguado” do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que cada vez mais afunda na lama do Petrolão. Como se não bastasse, Renan corre o risco de tornar-se réu no polêmico caso das “vacas sagradas”.

Na edição desta quarta-feira (5), o Diário Oficial da União (DOU) traz a nomeação do peemedebista alagoano Marx Beltrão como novo comandante da pasta do Turismo, que no início do governo Temer estava sob a batuta de Henrique Eduardo Alves, apeado do cargo por causa de denúncias de corrupção.


Ciente de que o seu partido, o PMDB, está gravemente implicado no maior escândalo de corrupção de todos os tempos e na mira da Operação Lava-Jato, o presidente da República parece desconhecer o ditado sobre Pompeia Sula, a mulher do imperador romano Julio César, a quem cabia não apenas ser honesta, mas parecer como tal.

O ato final da nomeação do novo ministro do Turismo aconteceu no mesmo dia em que o Ibope divulgou os resultados de pesquisa sobre a aprovação do governo de Michel Temer. De acordo com o instituto, 39% dos entrevistados responderam ser o governo peemedebista “ruim ou péssimo”. Outros 34% acham “regular”, enquanto 14% classificam o governo como “ótimo ou bom”.

No momento em que surge uma oportunidade para fazer algo que vá ao encontro dos anseios da população, Temer nomeia como ministro alguém que é réu em processo que tramita no Supremo Tribunal Federal. Deputado federal em primeiro mandato, Marx Beltrão foi prefeito de Coruripe (AL) e é processado por ter apresentado ao governo federal comprovantes previdenciários com informações falsas. Ou seja, o mesmo governo que foi enganado premia o enganador. Enfim…

apoio_04