Depoimento de Delcídio confirma antiga denúncia do UCHO.INFO sobre o Petrolão: Lula sabia de tudo

delcidio_amaral_1008

Ex-líder do PT no Senado, Delcídio Amaral depôs nesta segunda-feira (21) como testemunha de acusação no processo em que Lula é réu por corrupção e outros crimes envolvendo o apartamento triplex em Guarujá, no litoral paulista, empreendimento iniciado pela falida Bancoop e concluído pela OAS, uma das empreiteiras do Petrolão.

Ao juiz Sérgio Moro, responsável na primeira instância do Judiciário pelos processos resultantes da Operação Lava-Jato, Delcídio afirmou que existia uma “estrutura montada” no governo Lula para “bancar as estruturas partidárias” e que o ex-presidente “tinha um conhecimento absoluto de todos os interesses que rodeavam a gestão da Petrobras”.

“O presidente não entrava nos detalhes, mas ele tinha um conhecimento absoluto de todos os interesses que rodeavam a gestão da Petrobras e as diretorias e os partidos que apoiavam os diretores”, afirmou Delcídio Amaral ao relatar o grau de ingerência do ex-metalúrgico no esquema de corrupção que funcionou durante uma década na estatal petrolífera.


O ex-senador afirmou que jamais teve reunião com Lula para tratar do esquema criminoso de arrecadação de recursos, mas disse que o então presidente tinha “conhecimento absoluto” acerca do esquema de loteamento político das diretorias da Petrobras, entre partidos da base aliada. O esquema, segundo Delcídio, rendia propinas de 1% a 3%, o que provocou rombo de mais de R$ 40 bilhões entre 2004 e 2014.

A defesa de Lula questionou se Delcídio tinha provas do envolvimento do ex-presidente em caso de propinas. O ex-senador disse que na condição de líder no Senado sabia o que acontecia no dia-a-dia do governo.

O depoimento de Delcídio Amaral confirma as muitas matérias do UCHO.INFO publicadas ao longo dos últimos onze anos. Em agosto de 2005, pela primeira vez este portal afirmou que, com o consentimento de Lula, um novo esquema de corrupção entrara em funcionamento para substituir o Mensalão do PT. De lá para cá, afirmamos inúmeras vezes que o ex-presidente sabia de todo o esquema criminoso que arruinou as finanças da Petrobras.

apoio_04