Requião destila ignorância e chama manifestantes anticorrupção de “muares” que precisam de alfafa

roberto_requiao_1002

O desequilíbrio sempre foi a marca registrada do senador Roberto Requião (PMDB-PR). A decepção com o impeachment de Dilma Rousseff (afinal tinha muitos cargos na Itaipu) e a reação da população à lei de abuso de autoridade, da qual é relator, deixaram o paranaense completamente possesso.

Reagindo às passeatas do domingo (4), feitas contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), desfiguração do pacote de medidas anticorrupção e a lei de abuso de autoridade, que tem o explícito objetivo de intimidar o Ministério Público e Judiciário, Requião perdeu de vez a cabeça. Chamou os manifestantes de “muares” que precisam de muita alfafa, in natura ou em chá.

Em troca dessa grosseria, o senador foi um dos alvos preferidos da população nas manifestações em Curitiba. As mensagens abusadas de Requião, que no Paraná é conhecido pela alcunha de “Maria Louca”, foram lidas pelos manifestantes e o senador entrou na mira de um “tomataço” organizado no local.

No Twitter, Roberto Requião afirmou que nos protestos estavam presentes “movimentos de mentecaptos manipuláveis”. Ele prometeu entregar, a despeito das manifestações, um substitutivo sobre o projeto na terça-feira (6).

“Com pitis ou sem pitis, com histerias e passeatas, ou sem, estou trabalhando para oferecer ao Senado, na terça, uma boa proposta de lei”, escreveu, na manhã do domingo.


A força-tarefa da Operação Lava-Jato foi outro alvo das críticas do peemedebista. “Que maravilha seria se o pessoal da lavajato, firmes como são, fossem menos paladinos e fundamentalistas, e mais holísticos culturalmente.”

O ex-governador afirmou que é necessário ir às ruas defender o projeto, ao contrário da pauta dos manifestantes. “Vamos as ruas dizer que não é hora da lei de abuso de autoridade. Já passou muito da hora!”

O pacote de medidas contra a corrupção proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), outra reivindicação dos manifestantes, foi alvo de críticas do senador. “O conteúdo das ‘dez medidas’ vendia combate a corrupção, mas entregava fascismo e regressão a barbárie corporativa”, escreveu.

Requião está usando a rede social para promover publicações contrárias aos protestos do domingo. Internautas usam a hashtag #MarchaDosPatinhosPamonhas para criticar os atos. Usuários da rede social afirmam que os manifestantes continuam procurando um “herói nacional” e pedem poderes supremos para juízes e promotores.

Para coroar os insultos aos manifestantes, Requião, aparentemente esquecido de que é um notório consumidor de mamona, recomendou: “Aos tolos que rejeitam alfafa,recomendo mamona, prefiram acarameladas, são ótimas.”

apoio_04