Morre nos EUA, aos 60 anos, a cantora Joni Sledge, do grupo Sister Sledge e do sucesso “We Are Family”

A cantora Joni Sledge, uma das quatro irmãs e integrantes do bem sucedido grupo Sister Sledge, que ganhou fama no universo “disco”, morreu na noite da última sexta-feira (10), aos 60 anos, em Phoenix, no estado norte-americano do Arizona.

A informação foi confirmada pela família no sábado (11), sem que as causas da morte inesperada fossem reveladas. Joni Sledge não estava doente e vinha cumprindo a agenda de shows, com apresentação marcada para o próximo final de semana em Los Angeles.

Joni, Debbie, Kathy e Kim são filhas de artistas da Broadway e começaram a cantar nos inícios 70, tendo se dedicado inicialmente ao R&B. Em 1979 o grupo alcançou fama internacional com o álbum “We Are Family”, cuja música que dá nome ao disco chegou ao primeiro lugar nas paradas e até hoje faz sucesso nas pistas de dança.

O Sister Sledge teve como produtores, até 1981, os reconhecidos e competentes músicos Nile Rodgers e Bernard Edwards, com quem o quarteto de irmãs gravou, além do “We Are Family”, o álbum “Love Somebody Today”, com sucessos como “Got Love Somebody” e “Pretty Baby”.

Já sob a batuta do produtor Narada Michael Walden, que substituiu Rodgers em 1981, o Sister Sledge lançou o álbum “All American Girls”, cuja faixa-título chegou ao terceiro lugar no gênero R&B.


As irmãs Sledge continuaram a gravar nos anos 80 e 90, conseguindo um primeiro lugar com a música ‘Frankie’ em 1985. Em 1989, Kathy deixou o grupo para seguir carreira solo. Joni e suas duas outras irmãs (Debbie e Kim) continuaram atuando juntas.

Sobre a música de maior sucesso do grupo, “We Are Family”, Joni disse, em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”, publicada em 2016, que antes da fama ela e as irmãs pensaram em trocar a carreira musical pela advocacia, o que não aconteceu para a alegria dos fãs da música. “Mas gravar ‘We Are Family’ foi como uma festa, a gente dançava e se divertia muito nos estúdios”, disse a já saudosa Joni Sledge.

Um ano antes, em 2015, Joni explicou que o refrão da música que ascendeu o grupo à fama – “We are family / I got all my sisters with me” – era uma mensagem de unidade das irmãs, que à época, “ainda seguia muito forte”.

No mesmo ano (2015), o Sister Sledge apresentou-se em um festival de música na Philadelphia (Pennsylvania) com a presença do papa Francisco. Em 2016, o grupo fez show em um dos comícios da campanha eleitoral da democrata Hillary Clinton. (Com informações da AFP)

Abaixo você confere uma regravação de “We Are Family” feita pelo cineasta Spike Lee com grandes nomes da música internacional, que deram mais charme ao sucesso das irmãs Sledge:

apoio_04