Campanha nacional de vacinação contra a gripe é prorrogada até 9 de junho

Inicialmente prevista para terminar nesta sexta-feira (26), a campanha nacional de vacinação contra gripe foi prorrogada. Quem faz parte dos chamados grupos prioritários e ainda não se vacinou contra a gripe tem o dia 9 de junho para procurar um posto de saúde e garantir a imunização. De acordo com o Ministério da Saúde, até a última segunda-feira (22) apenas 58,2% do público-alvo havia sido vacinado (30,6 milhões de pessoas), enquanto a meta estabelecida pelo governo é de 90%.

Ainda segundo o ministério, até o momento nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação. Os idosos registram a maior cobertura vacinal (67,1%). Em seguida estão as puérperas – mulheres que deram à luz há pouco tempo – (65,4%) e os trabalhadores de saúde (59,4%). Os grupos que menos se vacinaram são indígenas (37,1%), crianças (44,9%), gestantes (49,2%) e professores (52,4%).

Além dos grupos prioritários, também foram aplicadas 6,2 milhões de doses em pessoas com algum tipo de comorbidade, na população carcerária e em trabalhadores do sistema penitenciário de todo o País.

Os estados brasileiros com maior cobertura de vacinação, até o momento, são Amapá (79,4%), Paraná (74,1%), Santa Catarina (72,3%), Rio Grande do Sul (70,8%), e Goiás (66%). Já os estados com menor cobertura são: Roraima (41,5%), Pará (44,3%), Rondônia (44,6%), Rio de Janeiro (45,8%), Mato Grosso (48,5%), Acre (48,6%) e Piauí (50,4%).


A vacina contra a gripe está disponível desde o dia 17 de abril para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), detentos, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores.

“É de fundamental importância que a população-alvo busque, o quanto antes, os postos de vacinação para garantir a proteção contra a influenza, principalmente neste período, que antecede o inverno”, destacou a coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alertando sobre a importância de se imunizar dentro do prazo para evitar possíveis agravamentos da gripe.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe estipulados pela Organização Mundial da Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. A vacina é segura e considerada uma dos métodos mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Considerando que o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto. (Com ABr)

apoio_04