Ataque com faca mata turistas em resort egípcio à beira do Mar Vermelho

Ao menos duas mulheres morreram e outras quatro ficaram feridas nesta sexta-feira (14), vítimas de um ataque com faca em balneário na cidade de Hurghada, no Egito, às margens do Mar Vermelho. Segundo o Ministério egípcio do Interior, o agressor foi detido logo após o incidente.

Fontes médicas e de segurança relataram inicialmente que as duas turistas mortas eram ucranianas, o que foi negado pela Embaixada de Kiev no Cairo, em entrevista a uma emissora da Ucrânia.

O oficial Mohamed El-Hamzawi, responsável pela segurança da província do Mar Vermelho, disse à agência de notícias Reuters que as vítimas foram identificadas como alemãs. O Ministério do Exterior em Berlim, porém, informou que ainda não foi possível confirmar oficialmente as nacionalidades.

Entre as mulheres feridas, duas seriam tchecas e duas, armênias, segundo afirmam agências de notícias. O Ministério do Exterior da República Tcheca, por meio de um porta-voz, confirmou uma cidadã entre as vítimas. Elas foram levadas para hospitais nas proximidades.

As agressões ocorreram em dois hotéis adjacentes, localizados em um dos balneários turísticos mais populares do Egito, a 400 quilômetros ao sul da capital, Cairo. Ambos possuem praias privativas.


Segundo relatos citados pela imprensa, o agressor teve acesso à praia do Zahabia Hotel a nado, tendo partido de uma praia pública nos arredores. Lá ele esfaqueou quatro mulheres – duas não resistiram aos ferimentos e morreram –, antes de atacar outras duas no hotel Sunny Days El Palacio.

“Ele tinha uma faca e esfaqueou cada uma das mulheres três vezes no peito. Elas morreram na praia”, relatou o chefe de segurança de um dos hotéis, Saud Abdelaziz, à Reuters. O funcionário confirmou que, entre as vítimas, havia duas turistas tchecas e duas armênias.

As autoridades egípcias estão interrogando o suspeito e ainda apuram as motivações do crime. A hipótese mais provável seria tentativa de roubo, mas um possível ataque terrorista não foi descartado. Segundo a imprensa local, o agressor, cuja identidade não foi divulgada, aparenta ter cerca de 20 anos.

O balneário em Hurghada foi palco de um ataque semelhante em janeiro do ano passado, quando três turistas foram feridos por homens identificados como simpatizantes do grupo “Estado Islâmico”.

O incidente desta sexta-feira aconteceu no mesmo dia em que cinco policiais foram mortos por homens armados que, dirigindo motos, emboscaram seus veículos nos arredores do Cairo. (Com agências internacionais)

apoio_04