Polêmico porta-voz de Donald Trump, o estabanado presidente dos EUA, pede demissão

Famoso pelos embates com a imprensa norte-americana durante o primeiro semestre do governo o bilionário bufão Donald Trump, o polêmico porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, renunciou ao cargo nesta sexta-feira (21). Sarah Huckabee Sanders, que vinha sendo sua substituta nas últimas semanas na coletiva de imprensa diária, assumirá o cargo.

A decisão teria sido motivada pelo anúncio de que Trump escolhera Anthony Scaramucci, de 53 anos, investidor de Wall Street como seu diretor de comunicação.

Segundo o jornal “The New York Times”, Spicer discordou do presidente americano sobre a contratação do novo diretor de comunicação. O jornal cita um funcionário da Casa Branca afirmando que Trump ofereceu a Scaramucci a posição na manhã desta sexta-feira, e que o presidente solicitou que Spicer continuasse na equipe de governo.


No entanto, segundo o funcionário, Spicer disse a Trump que a contratação de Scaramucci era um grande erro. De acordo com a emissora NBC, o chefe de gabinete de Trump, Reince Priebus, e o principal assessor do presidente, Steve Bannon, também foram contra a nomeação. A NBC divulgou que os dois foram mantidos de fora da decisão.

Em mensagens no Twitter, Spicer disse ter sido “uma honra e um privilégio” servir o presidente Trump e os Estados Unidos e também comunicou que continuará exercendo sua função em agosto.

O cargo de diretor de comunicação estava vazio desde a renúncia de Mike Dubke em maio passado. Spicer passou vários anos à frente do setor de comunicação do Comitê Nacional Republicano, antes de ajudar na campanha presidencial de Trump. O trabalho como porta-voz da Casa Branca teve um início turbulento. (Com agências internacionais)

apoio_04