Empresa de contagem de votos denuncia manipulação em eleição na Venezuela

A empresa Smartmatic, responsável pela contagem de votos na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, realizada no último domingo (30) na Venezuela, denunciou nesta quarta-feira (2) que houve manipulação dos dados em relação à participação dos eleitores.

As autoridades eleitorais venezuelanas afirmam que o número de votantes foi de 8,1 milhões de pessoas, ou seja, 41,43% dos eleitores do país. Observadores internacionais afirmam que no domingo, após as 17 horas, houve uma disparada do número de eleitores que votaram. Isso mostra que a eleição pode ter sido manipulada por ordem do Palácio de Miraflores, sede do Executivo venezuelano.

Em entrevista coletiva realizada em Londres, o diretor-executivo da Smartmatic, Antonio Múgica, disse que graças a um “robusto sistema automatizado de votação” é possível afirmar que, “sem sombra de dúvidas, nas últimas eleições da Assembleia Nacional Constituinte, houve manipulação dos dados de participação”.


“Uma auditoria tornaria possível conhecer a cifra exata de participação. Estimamos que a diferença entre a quantidade anunciada e a que aponta o sistema é de pelo menos um milhão de eleitores”, afirmou a empresa, que fornece plataformas tecnológicas de votação e serviços para as eleições na Venezuela desde 2004.

A empresa denunciou que a votação do último domingo ocorreu sem a presença de auditores da oposição, que são considerados fundamentais como testemunhas do processo eleitoral. Algo esperado se considerado o fato de que no comando do país está um totalitarista contumaz, o tiranete Nicolás Maduro.

Julio Borges, presidente da Assembleia Nacional, controlada oposição venezuelana, afirmou que as informações fornecidas pela Smartmatic confirmaram o que os líderes oposicionistas e analistas independentes já suspeitavam. Ele disse que os parlamentares vão pedir à Procuradoria Geral que investigue possíveis crimes cometidos pelo Conselho Nacional Eleitoral. (Com agências internacionais)

apoio_04