Prêmio Nobel de Medicina vai para pesquisadores do relógio biológico humano

(Divulgação)

Os pesquisadores americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael Young foram agraciados nesta segunda-feira (2) com o prêmio Nobel de Medicina de 2107, por seus estudos sobre mecanismos moleculares que controlam ritmos circadianos, o chamado relógio biológico.

“Suas descobertas explicam como as plantas, animais e humanos adaptam seus ritmos biológicos de forma a sincronizar com as revoluções da Terra”, afirma a declaração do comitê do Instituto Karolinska na Suécia, responsável pela escolha dos laureados com o prêmio.

De acordo com o comitê do Nobel, eles conseguiram “olhar dentro do nosso relógio biológico e elucidar seu funcionamento interno”.


O ritmo circadiano adapta a fisiologia de uma pessoa às diferentes fases do dia, influenciando o sono, comportamento, níveis hormonais, temperatura do corpo e metabolismo, por isso também é chamado de ciclo vigília-sono.

Rosbash é pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Brandeis, em Massachusetts, enquanto Young trabalha na Universidade Rockefeller, na cidade de Nova York, e Hall, na Universidade do Maine. Os três dividirão o prêmio no valor de 1,1 milhão de dólares.

Ao longo desta semana, serão divulgados ainda os nomes dos vencedores do prêmio nas áreas de Física, Química, Literatura e Paz. O Prêmio Nobel de Medicina é concedido desde 1901. O primeiro agraciado foi o alemão Adolf von Behring, por desenvolver a terapia de soro contra difteria. (Com agências internacionais)

apoio_04