Senador republicano diz que Trump age como se estivesse em reality show e pode levar os EUA à guerra

(Chip Somodevilla – Getty Images)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua arrumando confusões por toda parte, inclusive no Partido Republicano, legenda pela qual chegou à Casa Branca.

O senador republicano Bob Corker afirmou em entrevista que Trump pode colocar os Estados Unidos “na rota da terceira guerra mundial” com as suas ameaças a determinados países. “É uma pena que a Casa Branca tenha se transformado em uma creche para adultos”, escreveu em seguida o senador no Twitter.

“Ele preocupa-me (…) Ele preocuparia qualquer um que se preocupa com a nação”, afirmou o outrora apoiador de Donald Trump, em entrevista publicada na edição de domingo do jornal “The New York Times”.

No Senado desde janeiro de 2007, o conservador e influente Corker anunciou em setembro que não pretende concorrer a novo mandato no próximo ano, o que o deixa à vontade para críticas na direção do mandatário estadunidense.

O senador afirmou na entrevista que está preocupado com o presidente “que age como se estivesse a fazer ‘O Aprendiz’ ou algo do gênero”, em clara referência ao programa de televisão que Donald Tump ancorou durante anos. “Ele preocupa-me. Ele preocuparia qualquer um que se preocupa com a nação”, disse Corker.

Bob Corker descartou a possibilidade de que Trump esteja a abusar das provocações à Coreia do Norte como forma de permitir o avanço das negociações comandadas pelo secretário de Estado Rex Tillerson, como se um estivesse a fazer o papel do bonzinho, enquanto o outro, o do carrasco.


Importante apoiador de Trump na corrida presidencial norte-americana, estando inclusive, no primeiro momento, cotado para ser candidato a vice-presidente ou para ocupar o cargo de secretário de Estado, o senador republicano já não cultiva uma boa relação com o atual inquilino da Casa Branca.

No domingo, Donald Trump publicou no Twitter que o senador Corker implorou por apoio a uma candidatura à reeleição pelo estado de Tennessee, pedindo para ser secretário de Estado.

Trump afirmou na rede social que Bob Corker é um dos grandes responsáveis “horrendo acordo com o Irã” nas questões nucleares, além de ser uma pedra no caminho da administração federal dos EUA.

Pouco depois, Corker escreveu no Twitter: “É uma pena que a Casa Branca tenha se tornado uma creche para adultos. Alguém claramente faltou ao turno da manhã”.

Que Donald Trump é um trapalhão histriônico todos sabem, mas distorcer as palavras alheias apenas para fazer a alegria do seu eleitorado é sinal de decadência política em ritmo acelerado.

Ademais, Trump não terá pela frente terreno fácil, pois seu jeito estúpido de ser avança na contramão da lógica da governança. Considerando que os EUA é a maior potência planetária, sua administração pode ser classificada como barril de pólvora.

apoio_04