Nikon deixará de comercializar câmeras e acessórios no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2018

Em comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (7), a japonesa Nikon, fabricante de câmeras fotográficas e lentes, informou que deixará de comercializar seus produtos no Brasil a partir de 2018. A Nikon Store, único canal de comercialização da empresa no Brasil, interromperá as vendas a partir de 31 de dezembro.

“A Nikon Corporation está otimizando as estruturas de Pesquisa e Desenvolvimento (R&D), Vendas e Fabricação em uma reestruturação em escala global”, escreveu Auster Nascimento, presidente da Nikon Brasil.

“Como parte deste processo, a Nikon do Brasil Ltda (a partir de 31 de dezembro de 2017) encerrará a venda de câmeras, lentes e acessórios fotográficos para o mercado brasileiro, atualmente comercializados exclusivamente por meio de seu ecommerce, a Nikon Store. Os demais segmentos de negócios da empresa, incluindo atendimento ao consumidor e assistência técnica, continuarão operando normalmente no Brasil”.


No documento, a companhia destacou que a garantia dos produtos continuará sendo honrada, mesmo após o encerramento da comercialização no País. No contraponto, a Nikon lembra que no caso dos equipamentos fora da garantia, a assistência técnica será “fornecida nos custos aprovados pelos proprietários”.

No Brasil desde 2001, a Nikon destaca-se no segmento de câmeras compactas e DLSR, principalmente as profissionais, além de lentes e acessórios. A decisão pode estar relacionada ao avanço tecnológico dos smartphones, que disponibilizam câmeras fotográficas de alta definição. Muitos desses equipamentos de telefonia celular custam menos que câmeras fotográficas profissionais.

Além disso, a crise econômica brasileira e o alto valor dos equipamentos, sempre em dólar, podem ter pesado na decisão de encerrar a comercialização de equipamentos no País.

apoio_04