Coreia do Norte lança novo míssil balístico, afirmam autoridades de Seul

A Coreia do Norte disparou, nesta terça-feira (28), um míssil balístico de alcance ainda desconhecido, informaram as Forças Armadas da Coreia do Sul. A informação foi confirmada por militares americanos à agência de notícias Reuters.

De acordo com o Estado Maior Conjunto sul-coreano, o míssil foi disparado em direção ao leste, a partir das imediações de Pyongsong, na província de Pyongan do Sul, ao norte da capital norte-coreana.

A emissora japonesa NHK informou que o governo em Tóquio estima que o projétil tenha voado por cerca de 50 minutos antes de cair no mar, na chamada zona econômica exclusiva do Japão.


Autoridades dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, por sua vez, ainda analisam a trajetória e o tipo do projétil, segundo relatou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

“Nós detectamos um provável lançameto de míssil a partir da Coreia do Norte. Estamos no processo de avaliar a situação e forneceremos mais detalhes assim que estiverem disponíveis”, disse o porta-voz do Pentágono, Robert Manning, a repórteres.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, afirmou em rede social que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “foi informado, quando o míssil ainda estava no ar, sobre a situação na Coreia do Norte”.

Este é o primeiro projétil que o regime em Pyongyang, comandado pelo ditador Kim Jong-un, lança em dois meses e meio. Em 15 de setembro, um míssil de alcance médio sobrevoou o norte do Japão antes de cair no mar. (Com agências internacionais)

apoio_04