Maioria dos britânicos é a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, revela pesquisa

O jornal “The Independent” informou, no domingo (17), que mais da metade dos britânicos quer permanecer na União Europeia (UE), segundo pesquisa encomendada ao instituto de opinião pública BMG Research.

Entre 5 e 8 de dezembro, o BMG Research perguntou a 1.509 adultos que vivem no Reino Unido se o país deveria continuar membro da UE. Dos entrevistados, 51% apoiaram “permanecer”, enquanto 41% votaram “sair”.

Essa é a maior diferença de porcentagem entre apoiadores e adversários do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, desde o referendo em junho de 2016, quando 52% dos eleitores optaram por deixar o bloco europeu, enquanto 48% quiseram permanecer. Na época, a participação eleitoral foi de 72,2%.

“A última vez que ‘sair’ ficou à frente de ‘permanecer’ foi em fevereiro de 2017, e desde então tem havido uma lenta mudança de opinião pública a favor da permanência na EU”, afirmou Michael Turner, chefe de pesquisa no BMG Research, ao “The Independent”.


“Nossa pesquisa sugere que há cerca de um ano, aqueles que não votaram no referendo estavam divididos em grande parte, mas o levantamento atual mostra que eles agora estão esmagadoramente a favor da permanência na EU”, acrescentou Turner.

As entrevistas foram realizadas, no entanto, antes do acordo que abriu caminho para a segunda fase de negociação do Brexit, fechado entre a primeira-ministra britânica, Theresa May, e a União Europeia e que foi aprovado pelos líderes da UE na última sexta-feira. Isso foi considerado uma importante vitória para May.

Teste de unidade

Indagado na sexta-feira em Bruxelas sobre uma eventual interrupção do processo do Brexit, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que depende do Parlamento e povo britânicos.
“Não nos compete decidir o que os britânicos têm que fazer”, adiantou Juncker, em declarações no segundo e último dia da reunião do Conselho Europeu, com o Brexit na agenda.

Juncker reiterou que o processo de “divórcio” entre o Reino Unido e a UE é “difícil”, elogiando os esforços da primeira-ministra britânica, Theresa May, para se chegar a um acordo sobre a próxima fase de negociações.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou que a segunda fase das negociações em torno do Brexit – as relações futuras entre a UE e o Reino Unido – constituirá “o verdadeiro teste à unidade” dos 27 países-membros. (Com agências internacionais)

QUER SABER MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04