Aprovação ao governo Temer sobe para 6%, mas maioria dos brasileiros reprova a administração federal

    Os índices de aprovação do presidente Michel Temer apresentaram ligeira melhora, conformo revela pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira (20).

    No contraponto, mais de dois terços dos brasileiros seguem apontando que o governo Temer é pior que o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O que mostra que a população nada entende de política e muito menos da conjuntura econômica, mesmo Temer não sendo o presidente dos sonhos.

    De acordo com a pesquisa, o percentual dos entrevistados que considera o governo Temer ótimo e bom subiu de 3%, em setembro, para 6%, em dezembro. O contingente de brasileiros que confiam no presidente da República também saltou três pontos percentuais – de 6% para 9%. A universo de cidadãos que aprovam sua maneira de governar saltou de 7%, em setembro, para 9%, em dezembro.

    Em comparação com a pesquisa anterior, houve pequena queda no percentual de brasileiros que consideram o governo Temer péssimo ou ruim – no entanto, a desaprovação continua maciça. Aproximadamente sete em cada dez brasileiros desaprova o governo Temer – 74% dos entrevistados, contra 77% na avaliação de setembro. Por fim, 19% dos brasileiros qualificou o governo Temer como regular (em setembro foram 16%).


    O governo Temer é mais bem avaliado entre homens do que entre mulheres, ainda que em ambos os casos a desaprovação seja elevada. O percentual dos homens que consideram o governo como ruim ou péssimo é de 69%, enquanto o das mulheres é de 76%.

    Na comparação com o governo da ex-presidente Dilma não há mudanças significativas em relação aos dados coletados há três meses. Assim como em setembro, 59% dos entrevistados classificaram o governo Temer como pior, enquanto 30% analisaram como igual, e apenas 10% disseram acreditar que o atual governo seja melhor que o de Dilma.

    Repetindo os resultados da pesquisa de setembro, todas as áreas do governo atual foram desaprovadas por pelo menos 75% dos entrevistados. As três áreas com piores avaliações são Impostos (90% de desaprovação), Saúde (88%) e Segurança Pública (86%).

    Questionados sobre as perspectivas em relação ao restante do governo Temer, a pesquisa apontou um pessimismo acentuado: 69% dos entrevistados disseram que será péssimo ou ruim, e apenas 7% acreditam num restante de governo ótimo ou bom. Por outro lado, 20% estimam um governo regular. O pessimismo é maior na região Nordeste, onde 76% dos entrevistados disseram acreditar que será péssimo ou ruim.

    O Ibope ouviu duas mil pessoas em 127 municípios entre 7 e 10 de dezembro. Esta foi a primeira pesquisa realizada pelo Ibope depois que a Câmara dos Deputados rejeitou a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente Temer, por corrupção passiva. (Com agências de notícias)

    QUER SABER MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

    Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

    apoio_04