Desabamento de viaduto em Brasília é fruto da irresponsabilidade do governador do DF e da crise

Parte de um viaduto da principal via de Brasília, o “Eixão Sul”, desabou nesta terça-feira (6). O desabamento não deixou vítimas, mas provocou sérios danos materiais, com oito carros atingidos, sendo que dois ficaram soterrados e outros dois danificados.

O desabamento ocorreu por volta do meio-dia em um local de grande circulação, na região central da capital dos brasileiros. Duas das três pistas no sentido Norte desabaram. A área é usada como estacionamento por pessoas que trabalham em locais próximos. Além dos carros atingidos, mesas de um restaurante também ficaram soterradas.

Em 2013, auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal detectou fragilidades em uma série de monumentos de Brasília, entre elas o viaduto que desabou. A equipe de vistoria recomendou, então, que a ponte fosse reformada.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, admitiu nesta terça-feira que, apesar de áreas próximas ao desabamento terem sido reformadas, não houve manutenção no ponto onde aconteceu o acidente.

“O mais importante é que não há vítimas”, mas “será preciso realizar uma profunda avaliação do ocorrido e evitar que este fato se repita”, declarou Rollemberg.


De acordo com engenheiros do governo do DF, o desabamento da placa pode ter acontecido por “problemas de manutenção”, associados a uma crise econômica que atingiu as finanças da administração pública. No entanto, o ocorrido pode ter relação com as chuvas que atingiram a cidade nos últimos 15 dias, acelerando a erosão do concreto nas placas e na própria base do viaduto.

Alvo da mais grave econômica da história, o Brasil ainda sofre com os efeitos colaterais de uma sandice patrocinada pelos petistas Lula e Dilma Rousseff, que apostaram no populismo barato como forma de continuar no poder. Além disso, a irresponsabilidade do governo de Rodrigo Rollemberg, que ciente do problema não tomou providências, não pode ficar impune.

É preciso que as autoridades competentes puna de maneira exemplar o governador do DF e os assessores envolvidos diretamente na manutenção da cidade, sob pena de não o fazendo criar um precedente perigoso. Se a desculpa para a falta de manutenção do viaduto é a falta de recursos públicos, que o trecho da via em questão fosse interditado até o devido reparo.

No último domingo (4), outro desabamento ocorreu na garagem de um prédio na cidade, em meio às chuvas intensas que tem atingido a capital. Ainda não foi possível estabelecer uma ligação entre o incidente desta terça-feira e o do último fim de semana.

QUER SABER MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04