OMS recomenda vacinação contra febre amarela para estrangeiros que visitem 21 estados brasileiros

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçou neste mês a recomendação de que turistas internacionais se vacinem com antecedência contra a febre amarela em caso de viagem a países com registro da doença, inclusive o Brasil.

Segundo a agência da ONU, viajantes devem tomar a vacina pelo menos dez dias antes de ir a países e regiões onde o vírus da doença circula. Vinte e um estados brasileiros estão na lista de locais da OMS considerados de risco para a infecção.

A OPAS solicita a seus Estados-membros que mantenham seus cidadãos informados sobre os riscos e as medidas preventivas contra a patologia, que incluem a imunização. De acordo com o organismo, turistas devem se proteger de picadas de mosquitos e buscar atendimento médico caso se sintam doentes durante a viagem ou ao retornar para seus países de origem.

Na avaliação da agência da ONU, casos da infecção envolvendo turistas não vacinados são indícios de que países precisam ampliar a difusão de recomendações de saúde para quem viaja.


De janeiro de 2016 a janeiro de 2018, sete países e territórios da região das Américas notificaram episódios de febre amarela — Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru e Suriname. O governo brasileiro registrou a maior parte das ocorrências da patologia, incluindo em regiões onde a circulação do vírus não havia sido identificada por décadas, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A OMS recomenda a vacinação contra a febre amarela para turistas estrangeiros que desejem visitar 21 estados do Brasil, considerados de risco para a transmissão da doença. São eles Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A definição de novas áreas onde há chances de transmissão da patologia é um processo contínuo, monitorado e atualizado constantemente pela OMS. Tenha acesso às últimas publicações e atualizações epidemiológicas da OMS sobre vacinação para turistas internacionais clicando aqui. (Com Agência ONU)

apoio_04