Donald Trump, o inconsequente, demite Rex Tillerson do cargo de secretário de Estado

Presidente dos Estados Unidos, o estabanado Donald Trump anunciou nesta terça-feira (13), por meio de sua conta no Twitter, a demissão do atual secretário de Estado, Rex Tillerson, que será substituído pelo diretor da CIA, Mike Pompeo. Ou seja, a política externa norte-americana ficará nas mãos de um especialista em investigação, o que reforça a notória deficiência da gestão Trump.

A agência de inteligência dos EUA será comandada pela atual vice-diretora do órgão, Gina Haspel, primeira mulher a assumir o cargo.

Em curta mensagem, o presidente não deu qualquer explicação para a substituição do secretário de Estado. Tillerson e Trump divergiram com frequência sobre vários tópicos da política externa dos Estados Unidos. Relatos de estranhamentos entre os dois existiam desde outubro do ano passado, quando a emissora NBC informou que Tillerson chamara Trump de “idiota”. O que não configura novidade.


O secretário de Estado jamais desmentiu a notícia, mas insistiu várias vezes que seu relacionamento com o presidente era sólido. Uma falácia desmedida, pois ninguém chama o presidente dos EUA de “idiota” por ter boas relações com o chefe.

Um funcionário da Casa Branca disse à agência de notícias AP que Donald Trump quer uma nova equipe para as negociações com a Coreia do Norte e as várias questões comerciais que surgiram. Pompeo costuma informar o presidente sobre assuntos de inteligência e é visto como uma das vozes mais críticas em relação à Coreia do Norte. Em suma, esperar uma solução diplomática em relação às divergências com o governo de Pyongyang é passar atestado de inocência.

Tillerson, um conhecido empresário do setor petrolífero, deixou o comando da Exxon Mobile para assumir o Departamento de Estado no governo de Trump. Ele acabara de retornar de uma viagem para a África, quando foi informado da demissão. (Com agências internacionais)

apoio_04