Morre, aos 93 anos, Barbara Bush, ex-primeira-dama dos EUA e mãe do ex-presidente George W. Bush

Ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Barbara Pierce Bush morreu na última segunda-feira (16) aos 92 anos, em companhia de familiares e do marido, o ex-presidente George H. W. Bush, de 93 anos.

No domingo (15), a família Bush emitiu comunicado informando que Barbara havia decidido submeter-se apenas a “tratamentos paliativos” em sua própria casa. Para quem está com a saúde em estado delicado, o tratamento paliativo é o prefácio da morte.

“Após uma série de hospitalizações recentes, e após ter consultado seus parentes e médicos, a senhora Bush decidiu não se submeter a tratamentos médicos adicionais e, em vez disso, se centrará em tratamentos paliativos”, anunciou o porta-voz da família Bush, Jim McGrath, por meio de comunicado.


A mulher do ex-presidente Bush (1989-1993) sofria há tempo de obstrução pulmonar crônica, que comprometia sua atividade cardíaca e obrigou-a a diversas internações ao longo dos últimos anos.

Barbara Bush foi hospitalizada em 2017 por causa de uma bronquite. Em 2009 submeteu-se a cirurgia cardíaca e no ano passado foi operada de uma úlcera, a ex-primeira-dama dos EUA foi tratou no passado um problema na tireoide conhecido como doença de Graves (doença autoimune, que gera uma anomalia no funcionamento das glândulas tiroides).

Nascida em 3m 8 de junho de 1925, em Nova York, Barbara conheceu o marido aos 16 anos e casou-se três anos depois. Tiveram seis filhos, entre eles George W. Bush, presidente dos Estados Unidos (2001 e 2009), e Jeb Bush, governador da Flórida (1999 e 2007). (Com agências internacionais)

apoio_04