Ex-presidente dos EUA, George H. W. Bush é internado em estado grave, dias após funeral da mulher

Quadragésimo primeiro presidente dos Estados Unidos, o republicano George Herbert Walker Bush, também conhecido como “Bush pai”, foi hospitalizado e está em tratamento intensivo por causa de infecção sanguínea, informou o porta-voz da família nesta segunda-feira (23).

“O presidente Bush deu entrada no Hospital Metodista de Houston ontem (22) pela manhã, após contrair uma infecção que passou para o sangue”, informou o escritório do ex-presidente em um comunicado. De acordo com a nota, Bush pai está “respondendo aos tratamentos e parece estar se recuperando”.

Informações reveladas pela rede de televisão CNN, que cita fonte próxima de Bush, indicam que o ex-presidente foi acometido por septicemia e que seu estado de saúde é crítico. Ele sofre de uma forma da doença Parkinson que o obriga a usar cadeira de rodas.

A internação do patriarca do clã Bush aconteceu dias após a morte da ex-primeira-dama dos EUA, Barbara Bush, única mulher a ver o marido e o filho tomarem posse na presidência do país.

George H.W.Bush ocupou a Casa Branca de 1989 a 1993, em substituição ao também republicano Ronald Reagan. Seu filho, George W. Bush, comandou os Estados Unidos de 2001 a 2009.


Aos 93 anos, Bush é o mais velho dos ex-presidentes dos Estados Unidos que ainda vivos. Seu mandato foi marcado pela Guerra do Golfo, quando os Estados Unidos lideraram uma coligação de forças internacionais contra o Iraque, após a invasão do Kuwait.

“Bush pai” não conseguiu se reeleger por duas razões: a crescente crise econômica nos EUA e violência nas grandes cidades norte-americanas no começo dos anos 1990. Na corrida presidencial de 1992 acabou derrotado pelo democrata Bill Clinton, então governador de Arkansas.

O ex-presidente foi hospitalizado várias ao longo dos últimos anos, por motivos distintos. Em 2017, George H. W Bush acabou no hospital por causa de problema respiratório agudo decorrente de pneumonia.

Dois anos antes, em julho de 2015, o ex-presidente fraturou uma vértebra do pescoço em uma queda. Em 2012, comemorou o Natal no Hospital Metodista de Houston em função de bronquite e infecção viral. (Com agências internacionais)

apoio_04