AFA é alvo de críticas por causa de manual machista que ensina como conquistar mulheres na Rússia

A Associação de Futebol Argentina (AFA) está no centro de rumorosa polêmica por causa da distribuição de um manual sobre a cultura e a língua russa, que também dá dicas de como conquistar mulheres durante a Copa Mundial de Futebol, em junho, na Rússia.

“As mulheres russas, como qualquer outra, prestam muita atenção se você é limpo, se cheira bem e se está bem vestido”, destaca o texto, ao explicar que nenhuma delas gosta de ser vista como um “objeto”.

A iniciativa de oferecer um curso de “preparação” para jogadores, técnicos e jornalistas, que viajarão para a Copa na Rússia, foi da Comissão de Responsabilidade Social, Desportiva e Sustentabilidade da AFA. Contudo, causou escândalo nas redes sociais o capítulo do manual que trata da cultura e do idioma do país: “O que fazer para ter alguma oportunidade com uma garota russa”.

O texto, criticado por ser machista, ressalta que as russas não gostam de ser vistas como “objetos” sexuais. E explica: “Muitos homens, só porque as mulheres russas são bonitas, só pensam em levá-las para a cama. Talvez elas também queiram, mas são pessoas que querem sentir-se importantes e únicas”. O conselho é tratar as mulheres “como alguém de valor” e não fazer “perguntas estúpidas sobre sexo”.


O manual da paquera também informa que as mulheres russas não gostam de chatos, nem de pessoas negativas. Porém, alerta que isso não deve preocupar os estrangeiros, porque a escolha é grande e “existem muitas mulheres bonitas na Rússia”.

Ignácio Catullo, um dos jornalistas que assistiu ao curso promovido pela AFA, tirou uma foto do polêmico capítulo, para postá-lo nas redes sociais. A AFA mandou recolher os manuais, que foram depois devolvidos aos alunos, sem as instruções para paquerar.

A AFA, que já vinha sendo criticada pela violência e a corrupção no futebol, agora está sob fogo por ir na contramão da história – justamente quando as mulheres, no mundo inteiro, estão protestando contra o assédio e por salários e condições de trabalho iguais.

Dirigentes da associação futebolística argentina alegaram que o trecho polêmico do manual decorreu de erro de impressão. Ou seja, na Argentina as impressoras imprimem aquilo que não existe no documento. Enfim… (Com ABr)

apoio_04