Copa de 2026: escolha da América do Norte manda a política externa de Trump para escanteio

Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump continua apostando na tese de que política externa faz-se aos pontapés, como se as outras nações devessem se submeter aos caprichos de um governante descontrolado e megalômano, que acredita ser o último gênio da raça humana.

Semanas após tornar-se inquilino da Casa Branca, Trump surgiu em cena com a esdrúxula proposta de construir um muro na fronteira com o México, decisão que não encontrou o respaldo necessário no Congresso norte-americano e repercutiu mal ao redor do planeta.

Não obstante, o presidente dos EUA anunciou que o custo da obra seria de responsabilidade dos mexicanos. Por questões óbvias, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, rechaçou a ridícula proposta, assim como descartou de chofre a possibilidade de o país arcar com os custos do bizarro plano de Trump.

Há dias, após participar da cúpula do G7, no Canadá, Donald Trump, que deixou o evento antes do encerramento, não precisou de muito tempo para disparar críticas contra o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau.

Enquanto voava para Singapura, onde se encontrou com o ditador Kim Jong-un, da Coreia do Norte, Trump usou sua conta no Twitter para afirmar que Trudeau é “muito desonesto e fraco”.


A grosseria decorreu de entrevista de Justin Trudeau, que em entrevista coletiva após o encerramento da cúpula do G7 afirmou que o Canadá “não será pressionado em acordos comerciais”. O chefe do governo canadense fez referência às tarifas americanas sobre o aço e o alumínio.

Donald Trump é um estabanado que abusa da dissimulação quando encontra-se em situação de dificuldade e constrangimento. E, a exemplo do que afirmou em Singapura, não tem problemas para arrumar uma desculpa esfarrapada que sirva para abafar as próprias declarações.

Contudo, a nada diplomática política externa americana acabou na marca do pênalti com o anúncio da FIFA, feito na noite de terça-feira (12), de que a Copa do Mundo de 2026 acontecerá na América do Norte. A porção norte do continente americano derrotou o Marrocos, por 134 votos a 65, na disputa para sediar o Mundial.

Logo depois do anúncio da entidade máxima do futebol, Trump retornou às redes sociais e escreveu: Os EUA, junto com o México e o Canadá, conseguiram a Copa do Mundo. Parabéns – um grande esforço de trabalho”.

Enquanto estiver na presidência dos EUA, Trump terá de deixar sua insana verborragia de lado para conviver de forma pacificamente falsa com os outros dois países-sede da maior competição futebolística. Porém, os apaixonados pelo esporte bretão podem ficar tranquilos, pois em 2026 Trump terá 80 anos e será um “xerife de pijama”.